10 anos da Bourgie Lamp

A marca italiana Kartell, que comera 65 anos em 2014, presta uma homenagem a uma de suas peças mais icônicas a luminária de mesa Bourgie, projetada pelo designer Ferruccio Laviani uma década atrás.

O designer de Milão, que é diretor de arte da marca há mais de 20 anos, projetou a luminária em 2004 respondendo ao briefing de criar ‘uma peça importante’. A inspiração veio de uma antiga lâmpada que estava em sua mesa e uma música dos anos 70, especificamente da era disco, de Ashford e Simpson que repetia o refrão “Everybody want to bourgie bourgie”, fazendo referências à nova burguesia. O resultado foi a silhueta de uma clássica luminária de mesa no material preferido da Kartell, o plástico. Transparente, o abajur representa um marco importante na história da experimentação com plástico da marca.

Para celebrar a primeira década da peça icônica, foram convidados grandes nomes do design para fazerem sua própria interpretação da luminária, como Nendo, Patricia Urquiola, Mario Bellini e o renomado designer francês Philippe Starck. Ao todos foram produzidas 14 novas lâmpadas na homenagem, que estão em exibição durante todo o ano flagship da Kartell, em Paris. Ao final desse período, todas serão leiloadas online.

A coleção é, ao mesmo tempo, um tributo e uma troca de ideias, que é a essência da marca italiana, misturando os trabalhos em plásticos e interpretações entusiasmadas e contemporâneas do segmento do design.

 

http://home.kartell.it/bourgie_10th_anniversary.html