24 hours Le Mans

Uma das mais importantes corridas automobilísticas do mundo, a Le Mans, na França, acontece entre os dias 14 e 15 de junho.

Disputada desde 1923 na França, a 24 horas de Le Mans é uma das mais importantes corridas de automóveis e é também a segunda maior do mundo, atrás apenas das 500 milhas de Indianápolis. Quem organiza o evento desde a década de 20 é o Automobile Club de l’Ouest, e edição de 2014 acontece nos dias 14 e 15 de junho.

Nos dias 26 e 27 de maio de 1923 aconteceu a primeira edição da corrida nas vias públicas entorno da cidade de Le Mans, na França com 33 competidores. Durante a prova, equipes de dois pilotos se alternam em uma verdadeira prova de resistência que dura 24 horas. A extensão total do circuito – chamado de Cicuit de La Sarthe, em uma mistura de ruas fechadas da cidade e circuitos específicos de automobilismo – é de 13650 metros, com passagens muito célebres como as curvas de Tertre, Rouge, Mulsanne, Arnage, Maison Blanche e a reta de Hunaudières, onde os carros chegam a uma velocidade de 400 km/h por um minuto. O grande objetivo do evento é testar dois aspectos do carro e também do motorista: sua habilidade para ser rápido e sua habilidade para durar um período tão longo.

A ideia inicial da Le Mans era de um evento que acontecesse apenas durante três anos, onde o vencedor seria o carro que percorresse maior distância em menor tempo somando os três tempos das corridas consecutivas. Em 1928 esse plano foi abandonado os vencedores passaram a ser declarados a cada ano. As primeiras corridas foram dominadas por carros, pilotos e times ingleses, franceses e italianos, com a Bentley, a Alfa Romeo e a Bugatti sendo as principais marcas.

No final dos anos 30, as inovações automotivas começaram a aparecer, possibilitando que os times corressem ainda mais rapidamente. Com o início da Segunda Guerra Mundial no final de 1939, a corrida entrou em uma pausa que durou dez anos. Mais prestigiada corrida de resistência, a Le Mans tem como recordista o piloto tom Kristensen, que já venceu nove vezes o circuito. Em 2013, a vitória foi do Audi R18 e-tron quattro, dirigido pela equipe de Tom, que também inclui os pilotos Duval e McNish.

 

http://www.24h-lemans.com/