5 produtos essenciais

Não há cabelo que resista ao verão se não houver tratamento, cuidados e proteção. Tudo porque a madeixa fica mais ressecada nesta época por conta da exposição frequente ao sol, cloro da piscina e sal do mar. Cabeleireiros como Marco Antônio de Biaggi, Marcos Proença, José Alvim, do Studio W Iguatemi e Cristopher Gloe, do Homa Elite Salon listaram 5 produtos essenciais e que não podem faltar na necessaire feminina neste verão.

1. Protetor solar

Fazer uso de protetor solar para os cabelos quando ficar exposta ao sol é essencial. Isso porque as madeixas merecem os mesmos cuidados que a pele. A regra vale para todos os tipos de fios, sejam naturais, tenham reflexo, coloração ou escova progressiva. Marcos Proença recomenda o uso do protetor Brume Jour Protectrice, da Kérastase, que desembaraça os fios e funciona como spray de brilho, deixando os cabelos arrumados e protegidos enquanto estiver tomando sol. Marco Antonio de Biaggi recomenda a linha de proteção solar da Avon. Vale investir em shampoo, condicionador com UV e spray de proteção, que deve ser reaplicado nos cabelos de duas em duas horas quando estiver tomando sol.

2. Leave-in

Nesta época do ano, o melhor é evitar usar muito secador, chapinha ou babyliss. Prefira deixar a madeixa secar ao natural e, para isso, aposte em leave-in. Para madeixas volumosas e com frizz, Marcos Proença recomenda usar Óleo Relax Slim, da Kérastase. É um leave-in em creme que diminui o volume e o frizz e hidrata os fios. Já para quem gosta dos cabelos com um pouco mais de volume e modelados, a dica é o The Cream, da Paul Mitchell. É um leave-in em creme que tem a função de modelar e dar corpo aos fios com fixação suave para os cabelos, sem deixar resíduos.

3. Protetor térmico

Em casos de precisar usar secador, chapinha ou babyliss, principalmente nesta temporada, com as festas de final de ano ou ocasiões que necessitem de um cabelo mais preparado, a dica é sempre protegê-lo e usar um creme termo-ativado, que vai suavizar, dar brilho e proporcionar nutrição e proteção térmica. Néctar Thermique, da Kérastase para cabelos secos, e Chroma Thermique, também da Kérastase, para cabelos coloridos, são boas pedidas, segundo os cabeleireiros consultados.

4. Máscara de hidratação

Por conta de todos os fatores que agravam o ressecamento dos cabelos no verão, uma boa alternativa é investir na hidratação da madeixa pelo menos uma vez por semana. Invista nas máscaras de tratamentos específicas para cada tipo de cabelo.

5. Óleos

O cabeleireiro Cristopher Gloe, do Homa Elite Salon, recomenda o uso de óleos, como de argan, de Moroccanoil, por exemplo, para tratar a madeixa. A dica é usá-lo antes de fazer escova e aplicar nos cabelos ainda úmidos ou então misturá-lo com a máscara de hidratação, ou ainda usá-lo como finalizador e reparador de pontas, aplicando nos cabelos já secos.