Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao, China

A cidade de Shenzhen Bao, na China, ganhou um novo terminal moderníssimo e original em seu aeroporto internacional. O espaço foi projetado pela badalada dupla de arquitetos italianos Massimiliano and Doriana Fuksas, do Studio Fuksas, com o conceito de fluidez, e combina duas ideais diferentes e paradoxais, a ideia de movimento e a ideia de pausa.

O Studio Fuksas pesquisou a forma de diversas criaturas vivas enquanto planejava o layout do espaço. “O conceito do Terminal 3 evoca a imagem do Manta Ray, uma das maiores espécies de arraias que existe, que modifica sua própria forma com muitas variações e parece se transformar em um peixe para celebrar a emoção e a fantasia do vôo”, declaram os arquitetos.

Milhares de claraboias hexagonais (em formato de favo de mel) trazem luz natural para dentro do terminal, além de serem refletidas tanto no piso frio, quanto nas ilhas de check-in feitas em aço inoxidável. Colunas brancas cilíndricas que lembram árvores foram colocadas espaçadamente para apoiar o teto arqueado, e também servem como ar-condicionado.

Esse é o primeiro aeroporto criado pela dupla de designers, que vai continuar o projeto de modernização do lugar todo, com previsão de término entre 2025 e 2035. O novo Terminal 3 duplicou a capacidade do aeroporto, que fica a 32 quilômetros do centro da cidade.

 

www.fuksas.it