Atacama: uma viagem interplanetária

Meia noite, a escuridão é absoluta, observo o universo de maneira única, parece que todas as estrelas estão a cair sobre mim… Estou no Deserto de Atacama no norte do Chile. Graças às condições climáticas e geográficas deste oásis da astronomia está sendo construído um dos mais importantes observatórios espaciais do planeta Terra, o Paranal.

A estrela Sirius e a constelação Orion parecem estar ao alcance da minha mão. Um especialista com sua caneta laser indica os pontos mais remotos e distantes do universo. Da mesma maneira, os cientistas do observatório de Paranal (localizado no Cerro Paranal a 2.600 m de altitude, no norte do Chile), um dos mais modernos já construídos, através de seus poderosos telescópios buscam nos limites do universo as imagens inimagináveis do começo dos tempos.

Um pequeno ponto no Universo

Como pequenos somos perante toda esta imensidão! Não só no céu, mas alguns dos panoramas no Atacama me leva a imaginar que estouem outro planeta, longe da Terra…

Neil Armstrong

Será que procede a lenda de que o pequeno salto, grande passo para a Humanidade, dado pelo astronauta Neil Armstrong ao pisar na Lua, em 1969, teria sido filmado, aqui, no Atacama? Certamente não, mas a paisagem lunar do local justifica a lenda.

Vale da Lua

Com suas formações rochosas e de sal talhadas pelo vento, o Vale da Lua tem aproximadamente um milhão de anos. É famoso por suas estratificações e afloramentos salinos ocasionados por agentes naturais.

Termas, lagunas, salares e geysers

As Termas de Puritama nascem de um rio subterrâneo que aflora com temperatura de 30º graus C e flui alternando-se em cachoeiras e piscinas naturais. Uma sensação maravilhosa sentir suas águas cristalinas banhando com toda energia das entranhas da Terra (ou seria energia cósmica?) na minha cabeça enquanto admiro este imenso vale que tudo cerca. As Lagunas Altiplânicas e o Salar de Atacama são palco de revoadas de flamingos multicoloridos, aves originarias da região. No dia seguinte, bem cedinho, amanheço nos Geysers Del Tatio, a 4.300 m de altitude. Aqui, violentos fluxos de vapor se elevam a cerca de 10 metros de altura! O vapor e os reflexos do sol formam cenário inédito e misterioso.

Vulcão

A preocupação ecológica dos locais e dos turistas está presente e todos fazem exercício de despreendimento deixando as maravilhas locais em seu próprio ambiente. De repente o sol se esconde, o vulcão Licancabur (5.900 m) começa a avermelhar. Como numa mágica, aquele vulcão que já foi branco e negro, incorpora matizes magenta e pela sua dimensão e presença desperta um forte desejo de contemplar e ouvir a imensidão do silêncio…

Lição de preservação do meio ambiente

São Pedro do Atacama é uma vila com cerca de 4.500 habitantes e características muito próprias. Uma das coisas admiráveis na cultura da região é o respeito à preservação do meio ambiente único em que vivem e no qual viveram seus longínquos antepassados. A comunidade também faz questão de preservar a identidade cultural, mantendo as festas e cerimônias que incluem canções e danças típicas. As festas ocorrem de fevereiro à dezembro onde são homenageados santos locais, como São Pedro, São Bartolomeu e Nossa Senhora de Guadalupe. Os atacamenhos são pequenos e valentes. Falam um castelhano ininteligível, talvez pela maior distância marítima da nação colonizadora.

Minha viagem interplanetária interior

Sobrevoando a cordilheira dos Andes, as imagens passam pela minha mente como num filme, o espaço aberto, o vento, a sensação de vastidão: o mundo exterior é um reflexo do mundo interior.

Será que foi uma viagem interplanetária?

Se não foi, ao menos pareceu e de lá saí consciente da relatividade do tempo e do espaço…

Atacama, uma experiência para os olhos e para a alma…

 

Do aeroporto de Calama até São Pedro de Atacama são 98 km, cerca de 1h e 30 min de carro. Pode se alugar um carro no aeroporto ou pegar um táxi. Normalmente este serviço já esta incluso no pacote dos hotéis.

Vôos diários de Santiago pela Lan e Sky Airlines

 

Kunza Hotel & Spa

Tel: 56 2 246 86 35/36

www.hotelkunza.cl

 

Hotel Explora

Tel: 56 2 206 6060

reserve@explora.com

www.explora.com

 

Tierra Atacama

Tel: 56 2 263 0606

info@tierraatacama.com

www.explora.com

 

Turismo astronômico:

Space (observação do céu Austral)

Caracoles 166

Tel: 56 55 851935

alain@spaceobs.com

www.spaceobs.com