Baccarat: Les 250 Ans

Fundada em 1764 por permissão do Rei Luis XV, a Baccarat, cristaleria mais famosa do mundo, se transformou ao longo dos anos em um símbolo de sofisticação e savoir-faire. Para celebrar seu aniversário de 250 anos, completados agora em 2014, a marca apresenta a mostra “Baccarat: Les 250 Ans” no Museu da Maison Baccarat, em Paris.

Ao todo, são 250 peças, praticamente obras de arte em cristal, que contam a história da marca francesa. A exposição é dividida em temas diferentes que fazem uma retrospectiva da história da Baccarat, destacando seus momentos mais importantes, e o primeiro deles conta toda a história por trás haste de vidro “Hartcout”, criada em 1841 quando o Rei Luis Felipe pediu um cálice com seu monograma. Ao longo dos anos as coleções Hartcout foram revisitadas e são fabricadas até os dias de hoje.

‘Le Rouge à l’Or’ foca na vívida cor avermelhada que se tornou uma das marcas da Baccarat, uma fusão entre o mais puro cristal e ouro 24 quilates, enquanto a seção Myriad Colors foca em uma série de peças coloridas lançadas em 1839 e expandida ao longo dos anos. Essa técnica de coloraçãofoi uma grande virada na história da marca.

A última parte se concentra em todo o trabalho artesanal e expertise que a marca vem acumulando desde o início, e explora técnicas diferenciadas como o sofro, as gravações e os cortes no cristal.

Jogo comemorativo exclusivo

Além da exposição, a Baccarat fez uma parceria com o designer Oki Sato, fundador do studio japonês Nendo, para criar uma edição limitada de uma jogo de xadrez em cristal. Todas as peças são feitas artesanalmente e cada jogo leva mais de 200 horas para ser finalizado. Foram produzidos apenas 50 deles, pelo preço de 27 mil e 300 dólares.

 

A exposição “Baccarat: Les 250 Ans” fica em cartaz no museu da Maison Baccarat, em Paris.

http://int.baccarat.com/