“Bailey’s Stardust”, Londres

Ícone cultural da swinging london, a efervescente década de 60 na capital inglesa, o fotógrafo britânico David Bailey ganhou uma exposição individual na National Portrait Gallery, em Londres, mostrando sua enorme contribuição para a fotografia e para as artes visuais contemporâneas. Chamada de “Bailey’s Stardust”, a mostra apresenta uma grande variedade de suas imagens ao longo de mais de meio século de trabalho.

A importância de Bailey é tão grande, o grande cineasta italiano Michelangelo Antonioni criou o personagem principal de uma de suas obras primas, o filme ‘Blow-Up’, inspirado no fotógrafo que inovou o segmento com retratos provocadores, imaginativos e originais. A exposição é dividida por temas ao longo de salas contrastantes que ilustram a imensa variedade de temas que ele capturou como atores, escritores, músicos, cineastas, designers, modelos, artistas e pessoas encontradas em suas viagens pelo mundo. Alguns são famosos, outros anônimos, mas todos inesquecíveis.

Salas são dedicadas ao tempo do fotógrafo na África, Australia, Nova Delhi, Papua Nova Guiné e Naga Hills, assim como ao mundo da moda e das artes, incluindo retratos dos Rolling Stones e personalidas inglesas. Também são apresentadas fotos de nomes como Catherine Deneuve, Jerry Hall, Marie Helvin e Kate Moss, todas mulheres que definiram o tipo de beleza de suas épocas. Imperdível!

 

“Bailey’s Stardust”

Até 6 de junho National Portrait Gallery, em Londres

http://www.npg.org.uk/