Casa premiada de 40m² em Gubbio, na Umbria, Itália

Na exposição “9 arquitetos/9 propostas de morar”, na Villa Noailles, até 25 de março de 2012, em Hyères, no sul da França, o premiado escritório italiano de arquitetura Spedstudio, fundado em 2007, em Veneza, pelos jovens profissionais Andrea Ambroso, Enrico Dusi e Saverio Panata, foi convidado para expor o projeto construído em Gubbio, vilarejo da Umbria, província de Perugia.

Batizada “Dependance” e inspirada em um galpão de ferramentas, a moradia tem apenas 40m2 de área construída! É o menor da mostra francesa, mas prova que tamanho não é documento e que soluções criativas, mas sensatas, são sempre possíveis não importa o desafio.

 

Ficha técnica resumida:

Casa na Itália

Escritório: Spedstudio

Arquitetos: Andrea Ambroso, Enrico Dusi e Saverio Panata

Dependance, Gubbio, Itália

Área construída: 40m2

Finalizada em 2008

 

Jovens arquitetos

Diplomado arquiteto na Universidade IUAV, em Veneza, Andrea Ambroso, nascido em Legnano, partiu para América Latina para fazer extensão na Universidade de Santigo, no Chile. Enrico Dusi também vem de Legnano e tem formação inicial similar à de Ambroso. Depois de estagiar no escritório de arquitetura Belsize, em Londres, de volta à Itália, integrou as equipes do Studio Archea, em Florença, e a do C+ S Associados, em Veneza. De 2007 a 2011 foi professor convidado na área de urbanismo da Universidade IUAV, em Veneza. Natural de Gubbio, Saverio Panata, como seus sócios, também diplomou-se em Veneza. Fez extensão em Delft, na Holanda, e em Los Angeles, EUA. De 2004 a 2006, como Dusi, trabalhou no escritório florentino, Studio Archea. Em seguida obteve o master em arquitetura na Graduate School of Design na Universidade de Harvard, nos EUA.

Galpão de ferramentas

Foi a ideia de um galpão de ferramentas que serviu de referência ao projeto desta casa de 40m2, construída em Gubbio. Em meio a um gramado em terreno plano, a casa é assumidamente simples e estabelece uma conexão visual com os projetos mais antigos construídos na região, perpetuando a linguagem estética da Úmbria, região rural da província de Perugia, produtora de vinho, trufa e azeite de oliva, onde todas as propriedades possuem seu galpão de ferramentas.

Madeira, vidro e zinco

Basicamente, o projeto é uma estrutura de madeira coberta por chapas de zinco com um grande pano de vidro. Na cumeeira (a parte mais alta do telhado, em geral, presa por um cavalete de madeira) em duas águas interrompidas foi criado um rasgo para entrada de luz natural, ganhando em economia e no conforto interno desta pequena casa inteligente e sustentável no norte da Itália, como mandam os novos tempos.

 

“9 architects/9 proposals to live”

Até 25 de Março 2012

Villa Noailles

Montée Noailles

83400 Hyères, França

Tel: +33 (0)4 98 08 01 98

www.villanoailles-hyeres.com

 

Site do escritório de arquitetura:

www.spedstudio.com