Casa Redux, São Paulo

O arquiteto brasileiro Marcio Kogan projetou uma casa minimalista que parece flutuar, com estrutura simples onde os espaços se integram completamente ao exterior.

O arquiteto brasileiro Marcio Kogan juntamente com sua equipe do Studio MK27 projetou a casa dos sonhos em uma cidade próxima a São Paulo que abraça a ideia de refúgio dos sonhos.

Localizada no sofisticado condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista, a casa Redux ganhou seu nome por conta de seu conceito minimalista. O projeto era simples: criar uma casa de férias com o mínimo de linhas e de elemento possível. De frente para o oeste, com uma paisagem levemente montanhosa, a casa respeita os contornos naturais da topografia da região e é localizada no ponto mais alto da área.

Casa Redux é feita de duas grandes placas horizontais de concreto. Uma serve como piso, elevada meio metro do chão, dando a impressão de que a casa está flutuando, e a segunda é o teto. São quatro módulos entre as duas placas, o primeiro abrigando quartos e uma sauna, enquanto o segundo inclui uma suíte grande. No terceiro está a sala de estar, cozinha e acomodações para empregados, enquanto no quarto está a garagem. Em uma parte extra está um deck e uma piscina infinita, com vista incrível para a paisagem.

Ligados por corredores, as quarto seções variam em materiais e formas. Os quartos são divididos com telas de madeira de lei, que podem ser abertas e fechadas conferindo mais privacidade. Durante a noite, a luz da casa escapa por elas, criando um efeito de caixa de luz. A sala e a cozinha têm paredes de vidro, dando um senso de infinito nos ambientes. Em todas as áreas, o arquiteto cria continuidade entre o interior e o exterior, fazendo com que a causa tenha muita luz natural e um grande senso de espaço. Ao criar um projeto tão simples, em estrutura de ‘sanduíche’ de concreto, Kogan e seu tima criaram um diálogo saudável entre a casa e o ambiente natural ao redor, fazendo com que ela seja o refúgio perfeito de toda a louca da cidade grande.

Â

http://www.marciokogan.com.br/Â