Dave Bruebeck

Pianista, compositor e um dos expoentes do jazz progressivo, o músico norte-americano Dave Bruebeck faleceu no dia 5 de dezembro, um dia antes de completar 91 anos. Com sucessos como “In Your Own Sweet Way” e “The Duke”, Dave tinha um estilo que passeava entre o refinado e o bombástico, tinha muita habilidade para improvisação e um tempo musical único. Bruebeck também foi um respeitado compositor de música sacra e escreveu trilhas sonoras para a TV, inclusive para as séries animadas “This is America” e “Charlie Brown”.

Assista ao Dave Bruebeck Quartet tocando “Take Five”, considerada uma das maiores canções do jazz de todos os tempos:

http://www.youtube.com/watch?v=faJE92phKzI&

Nascido em 1920 de um pai fazendeiro e uma mãe pianista, Brubeck sempre teve paixão pela música e também pela vida bucólica no rancho. Ele entrou na faculdade de veterinária, na College of the Pacific, Califórnia, mas se transferiu para o curso de música, de onde quase foi expulso quando alguns professores descobriram que ele não sabia ler partituras. Porém, sua habilidade e talento nato para a música falaram mais alto e ele conseguiu se formar.

Depois de se formar em 1942, Bruebeck serviu o exército, onde formou a primeira banda com negros e brancos das forças armadas norte-americanas. Nesse período, o pianista conheceu Paul Desmond, saxofonista que fez história no jazz e se tornou um grande parceiro de Dave. Ao voltar do exército, o pianista trabalhou com um octeto e um trio antes de gravar um disco pela gravadora Fantasy Records.

No início dos anos 50, ele organizou o quarteto “The Dave Bruebeck Quartet”, com Desmond no sax. O grupo fez turnês por diversos campus de universidades e gravou muitos discos, atraindo a atenção da juventude da época. Em 1954, o pianista apareceu na capa da revista Time, o segundo músico da jazz a ter tal honra (Louis Armstrong foi o primeiro), e ele se tornou uma das personalidades mais influentes da música mundial, vendendo um número impressionante de discos.

Grande sucesso

A música “Take Five”, apresentada pelo Dave Bruebeck Quartet, é conhecida como o maior sucesso do pianista. O que poucos sabem é que quem compôs a canção foi Paul Desmond, no final da década de 50. Até hoje, “Take Five” é uma música considerada um dos maiores sucessos do jazz de todos os tempos.