“Design brasileiro, moderno e contemporâneo”, Rio

Depois de uma temporada de sucesso pela Europa, chega à Caixa Cultural do Rio de Janeiro a exposição “Design brasileiro, moderno e contemporâneo”, contando a história do mobiliário no Brasil.

A ideia para a mostra surgiu na Alemanha, em 2012, a partir de um promissor encontro entre o designer brasileiro, Zanini de Zanine, e o colecionador de móveis e estudioso sobre o assunto, Raul Schimidt, que decidiram apresentar a produção brasileira na Europa. Depois de Berlim, a exposição foi o principal evento de abertura do ano do Brasil em Portugal.

Ao todo são 80 peças, entre modernas e ícones do design brasileiro, produzidas por nomes como Sérgio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Joaquim Tenreiro, Aida Boal, Jorge Zalszupin e Paulo Mendes da Rocha que se unem aos contemporâneos Carlos Motta, Domingos Tótora, irmãos Campana, Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida, entre outros.

“O design brasileiro não tem uma característica única. Pelo tamanho do país, são muitas linguagens, culturas diferentes, materiais diversos. É esse regionalismo, que se tornou globalizado, que está sendo proposto na parte contemporânea da exposição. A partir do momento em que você começa a traduzir o seu bairro, a sua cidade, isso passa a ser mundial, em termos de interesse”, explica Zanini de Zanine, curador da mostra com o colecionador e estudioso do assunto Raul Schmidt Felippe Junior. Depois da temporada no Rio de Janeiro, a mostra segue para a Caixa Cultural de Brasília. Imperdível!

 

“Design brasileiro, moderno e contemporâneo”

No Rio de Janeiro até 4/5

Endereço: Caixa Cultural Rio – Rua Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro, RJ

Em Brasília de 20/5 a 13/7

Endereço: Caixa Cultural Brasília – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Sbs – Asa Sul – Brasília, DF

https://www.caixacultural.com.br/‎