Dongdaemun Design Plaza, Seul

Projetado pela renomada arquiteta Zaha Hadid, o espaço é um centro cultural dedicado às artes, ao design e às novas mídias, com projeto orgânico e futurista.

No fervilhante distrito comercial da capital da Coréia do Sul, a cidade de Seul, a badalada arquiteta Zaha Hadid, vencedora do Prêmio Prizker, foi responsável por construir um complexo cultural de 38 mil metros quadrados, formas orgânicas e curvilíneas e inspiração futurista.

O prédio tem uma fachada feita com 45 mil painéis de alumínio com tamanhos e curvaturas variadas. Isso foi possível pelo uso da avançada tecnologia de construção digital em 3D, tornando esse o primeiro prédio da Coreia e utiliza essa técnica. Pequenas perfurações entre os painéis permitem que o edifício seja uma entidade sólida de dia e ainda faça um animado show de luzes durante a noite.

O Centro, considerado um dos mais inovadores do país, é um lugar para design, cultura, tecnologia e mídia, e foi inaugurado em tempo para a fashion week da Coreia do Sul. Galerias, centro de convenção, salas de seminários, museu de design, biblioteca e um centro educacional são alguns dos espaços construídos. A iluminação natural no interior é parte importante do projeto.

O complexo cultural ainda inclui um parque, um verdadeiro oásis verde na densa e urbana capital da Coreia do Norte, e uma praça que faz ligação a esse espaço e ao prédio em si. “O projeto integra o parque e a praça como um, confundindo os limites entre arquitetura e natureza em uma paisagem contínua e fluida”, declarou Zaha Hadid.

 

www.zaha-hadid.com