Donna Summer: disco diva

Há três anos, em 2009, morria Michael Jackson, há três meses, em fevereiro de 2012, foi a vez de Whitney Houston. Agora se foi a disco diva, Donna Summer, que vendeu durante sua carreira 130 milhões de discos!

Curta 10 videos com seus sucessos antológicos de disco music: “Love To Love You Baby” (1975), “I Feel Love” (1977), “Now I Need You’ (1977), “Working The Midnight Shift” (1977), “Last Dance” (1978), “MacArthur Park” (1978), “Hot Stuff” (1979), “Bad Girls” (1979) e “This Time I Know It’s for Real” (1989).

Foi no dia 17 de maio, que a diva da discoteca Donna Summer se foi, aos 63 anos, de câncer nos pulmões, na Florida. Segundo consta, não fumava, dizia que havia contraído a doença no fatídico 11 de setembro de 2001, data que marcou a entrada no novo milênio com o ataque às Torres Gêmeas ruindo sobre Manhattan, espalhando uma quantidade gigantesca de detritos dos prédios no ar. Nessa época, a disco queen ainda morava na Big Apple, ficando como todos os moradores da ilha traumatizada com o lastimável episódio. Perguntado sobre isso, o guru Deepak Chopra afirmou que a possibilidade seria muita remota de ela ter adoecido por esta razão. Nos últimos meses, Donna estava trabalhando em outro disco. Seu último lançamento foi em 2008, logo depois ficou doente.

5 Grammy Awards

Donna Summer ganhou cinco Grammy Awards, tendo sido nomeada 12 vezes. Foi o primeiro cantor negro a ganhar um Grammy na categoria Rock com sua performance em “Hot Stuff”, em 1979. Bruce Springsteen compunha músicas para ela. Seu estilo, seu swing, sua extrema sensualidade no palco influenciou Madonna, Whitney Houston, Duran Duran, David Bowie e toda uma geração que veio depois.

Donna Summer + Giorgio Moroder: começa a era da discoteca

Nascida em Boston, filha de um açougueiro, Donna começou a cantar menina no coro da igreja. Aos 18 anos, mudou-se para a Alemanha aonde participou dos musicais “Hair” e “Porgy and Bess”. Com sua voz de soprano, sua sensualidade e beleza afro é nesta época que ela capta a atenção de um jovem italiano, Giorgio Moroder, pioneiro da música eletroacústica composta no sintetizador. O encontro dos dois mudou os rumos da música pop. Moroder moldou a imagem de Donna Summer, transformando-a em uma diva. O músico viu nela o a materialização da performer sexy, negra e com grande alcance vocal, perfeita para dar corpo e voz às suas composições sensuais marcadas pela batida hipnótica, frenética, do novo ritmo. O primeiro sucesso da dupla veio logo em 1975, o antológico e sexy, “Love To Love You Baby”. E assim nasceu o gênero discoteca.

Imagem sexy

No final dos anos 80, Donna quis se desvincular da imagem de mulher sensual que a glorificou, levando a ser ícone gay e símbolo máximo da era da discoteca, com isso acabou perdendo muitos fãs…

Alguns depoimentos sobre Donna Summer

De Elton John: “Ela era mais que disco queen. O som de Donna Summer é tão bom hoje quanto era naquela época. É injusto, um absurdo, ela não ter sido nunca incluída no Rock ‘n’ Roll Hall of Fame especialmente, agora, que tem um bando de talento discutível recebendo a honraria”.

Do tecladista do Duran Duran, Nick Rhodes: “É raro ouvir um som que muda radicalmente sua percepção musical, ‘I Feel Love’ de Donna Summer teve esse impacto no mundo da música no final dos Anos 70”.

Do músico inglês Marc Almond: “O trabalho da Summer com o italiano do sintetizador Giorgio Moroder influenciou a música pop e mudou minha vida. ‘I Feel Love’ foi um marco. ‘Now I Need You’ e ‘Working The Midnight Shift’ estão entre os melhores sons eletrônicos de todos os tempos”.

Curta os maiores sucessos de Donna Summer:

“Love To Love You Baby” (1975)

“Last Dance” (1978)

“Hot Stuff” (1979)

“Bad Girls” (1979)

http://www.youtube.com/watch?v=QZ_KbwEVBjU

“I Feel Love” (1977)

“Now I Need You” (1977)

http://www.youtube.com/watch?v=ewAbi2Q5AYs

“Working The Midnight Shift” (1977)

“Mac Arthur Park” (1978)

“This Time I Know It’s for Real” (1989)

http://www.youtube.com/watch?v=dft5CgEvTPE

Site oficial de Donna Summer:

www.donnasummer.com

Site de tributo a Donna Summer de seus fãs:

www.donna-tribute.com