Dorothy Campolongo: estilista e designer

Estilista e designer, a talentosa Dorothy Campolongo continua sua trajetória no campo da moda, mas também atua no das artes plásticas, unindo suas habilidades na área da moda e da arte

Dorothy Campolongo sempre se dedicou à moda, sem deixar de lado sua paixão pelas artes plásticas.

Dorothy Campolongo, irmã do designer Nido Campolongo, é formada em Belas Artes, mas enveredou para o estilismo há 30 anos, no qual desenvolveu coleções para importantes grifes brasileiras. A designer-estilista ou vice versa juntou suas habilidades nas duas áreas para aplicar arte na moda e moda na arte através da produção de estampas, desenhos e texturas.

Arte e moda

“Encontrei, por acaso, um novo caminho. Comecei a desenhar e fazer aquarela de flores, arte pela arte, aquela sensação de ser artista. A produção começou a crescer, os amigos vinham me ver e tinha telas de seda com flores pintadas secando na sala, na varanda, na sala de jantar, na cozinha…. Todo mundo que via gostava. Começaram a me elogiar tanto que o que era só uma distração – um momento para eu me sentir inteira – começou a virar um ofício. Do papel passei para a seda e isso me trouxe a exata sensação de, mais uma vez, juntar as duas pontas que me fazem sentir completa: a arte e a moda”, explica.

Seda

Trabalhando com papel e aquarelas a partir de influências do desenho oriental, Dorothy sempre foi fascinada pela seda, por sua história de delicadeza e feminilidade na moda e na sua pessoa. Ela viu na seda a oportunidade de aliar arte e moda em um único trabalho onde executa desenhos e pinturas em papel e seda, unindo duas de suas paixões: fashion + art. “A seda é uma paixão antiga, me encanto com a sua história, sua delicadeza, sua feminilidade. Conviver com ela é um privilégio. Tenho uma admiração pela estética oriental, por isso acho que todas as minhas criações têm esta influência. Começo com uma coleção de camisetas e blusas, onde misturo a seda pintada, nobre e suave, com a simplicidade da malha, muito confortável. Quero que sejam peças únicas, criadas individualmente desde o croqui até à roupa pronta”, diz sobre sua wearable art.

Dorothy CampolongoNomes importantes no cenário do design contemporâneo, os irmãos Campolongo marcaram presença na abertura do 5º Circuito de Moda e Arte, em janeiro de 2012. A dupla de irmãos-artistas deu palestras sobre seus trabalhos e suas ricas experiências para interessados e profissionais da área.

 

www.dorothycampolongo.com.br