“Goya’s Portraits of the Altamira Family”, NY

O Metropolitan, em New York, com a colaboração do Banco de España, reúne pela primeira vez retratos pintados por Francisco de Goya, um dos mais importantes pintores espanhóis de todos os tempos.

Os belíssimos retratos da mãe, a Condessa de Altamira e de sua filha María Agustina,vem da coleção Robert Lehman ,o de um de seus filhos, Vicente Joaquim, vem de uma coleção particular. O retrato de seu outro filho, Juan María, pintado na mesma época por um dos pupilos de Goya, Agustin Esteve, foi cedida para essa exposição pelo Museu de Arte de Cleveland.

Os quadros foram pintados no período entre 1786 a 1788, quando Goya começou a fazer retratos da aristocracia. A exposição foi organizada por Xavier F. Salomon e Peter Jay Sharp, curador chefe da Frick Colection NY.

Sobre o artista

Francisco José de Goya y Lucientes (1746-1828) é considerado o pintor espanhol mais importante dos séculos XVIII e XIX. Ao longo de sua carreira, Goya expressou-se através de suas pinturas, desenhos, gravuras e afrescos. Ele nasceu em Fuendetodos em Aragão, na Espanha. Mais tarde, se mudou com seus pais para Saragoça e, aos 14 anos, começou a estudar com o pintor José Luzán Martínez (1710-1785).

No ano do nascimento de Goya, a coroa espanhola estava sob o domínio de FernandoVI. Posteriormente,o rei Carlos III, um rei iluminado que reinou entre 1759 a 1788, fez uma reforma econômica, industrial e agrícola importante para a Espanha, o que muito contribuiu para a maturidade artística do pintor.

A introdução de Goya na realeza começou em 1774 e ele pintou 63 desenhos para dois palácios reais. Entre 1786 e 1788 ele pintou a Condessa de Altamira e sua filha e mostra todo o seu domínio na técnica pictórica, a sua habilidade em capturar a sensibilidade dos seus retratados, assim como o brilho e riqueza de seus vestuários. No retrato de Don Manuel Osorio Manrique de Zuñiga, o terceiro filho da condessa, nota-se o jogo de luz e os pássaros engaiolados simbolizando a inocência da juventude.

Aos 40 anos, Goya foi nomeado pintor do rei Carlos III e,em 1789, pintor da corte do rei Carlos IV. No mesmo ano, com a queda da monarquia francesa e a declaração de guerra da França à Espanha, Goya foi para Cadiz, na Andaluzia. Anos depois foi promovido pela coroa como primeiro pintor da corte e trabalhou em vários quadros para as famílias reais.

Goya não foi indiferente ao período de atrocidades na qual a Espanha passou e demonstrou isso em suas pinturas através de tonalidades escuras, pinceladas fluídas e, principalmente, com influências dos pintores Velásquez e Rembrandt. Ao se retirar para a Quinta del Sordo (Casa do Surdo),ele faz uma série de obras entre 1820 e 1823, hoje conhecida como Pinturas Negras.

Em 1824 insatisfeito com os acontecimentos políticos na Espanha, ele se retira para Bordeaux. Ele passa seus últimos anos em Bordeaux e em Paris.

 

Goya’s Portraits of the Altamira Family

Até 3/8

Metropolitan Museum of Arts NY

Sala de exibição: Galeria de Pinturas Europeias 624 – 2 andar

Endereço: 1000,5 Ave .NY

Telefone: +1 201-535-7710

Horários: 6f e sábado: 10H00 às 19H00

Domingo a 5f:1 0H00às17H30

www.metmuseum.org