“Halston and Warhol: Silver & Suede”, Pitsburgo

A exposição “Halston and Warhol: Silver & Suede”, que acontece no The Andy Warhol Museum, em Pitsburgo, nos Estados Unidos, examina e conecta a vida e as práticas criativas do artista Andy Warhol e do estilista Halston, dois ícones americanos que tiveram um profundo impacto no desenvolvimento da arte e da moda no século 20.

Muito badalado na década de 70, o estilista norte-americano Halston era sinônimo da era Disco e criava peças minimalistas, porém luxuosas e modernas, e ficou conhecido mundialmente ao desenhar o chapéu que Jaqueline Kennedy usou na posse de seu marido, John Kennedy, usou na posse como presidente dos Estados Unidos em 1961. Ele era colecionador do trabalho de Warhol e foi retratado em muitos retratos do artista plástico. Em seu livro lançado em 1979, “Andy Warhol’s Exposures”, Andy dedicou um capítulo a ele, descrevendo o estilista como “o primeiro estilista totalmente americano”.

A mostra inclui aproximadamente 40 das criações de Halston, incluindo o icônico chapéu de Jackie Kennedy, e sua marca registrada, o vestido ‘camiseta’ de camurça, justapostos a pinturas, fotografias e vídeos de Andy Warhol. Objetos pessoais do artista plásticos e materiais arquivados também fazem parte da exposição, relacionando o trabalho das duas personalidades.

“A celebração da influência de Halston como um estilista e formador de opinião para tendências atemporais é perfeita para o Andy Warhol Museum. A exposição captura a diversão e leveza da relação de Halston e Warhol e certamente vai atrair fãs de moda e design”, declarou Eric Shiner, diretor do museu.

 

“Halston and Warhol: Silver & Suede”, Pitsburgo

Até 24/8

http://www.warhol.org/