Hella Jongerius para Artek

Radical e irreverente, assim pode ser descrito o trabalho da super designer alemã Hella Jongerius em sua colaboração com a marca finlandesa Artek ao reinventar móveis criados há quase um século atrás. A coleção foi destaque no Salão Internacional de Móveis de Milão.

Na primeira colaboração de Jongerius com a marca Artek, a designer fez uma nova interpretação para clássicos do arquiteto finlandês Alvar Aalto, considerado um dos principais nomes da vertente orgânica da arquitetura moderna na primeira metade do século 20. Depois de pesquisar a rica história do trabalho de Aalto, ela pensou em uma nova palheta de cores e opções mais contemporâneas de materiais, para conferir profundidade e conforto aos móveis.

O resultado chama atenção especialmente na Armchair 401, uma cadeira desenhada há 70 anos atrás que ganhou cores quentes e blocadas em um tecido mais estruturado e acabamento em madeira escura. O objetivo dessa reinterpretação era suavizar o visual das peças com quatro tipos de madeira diferentes, cada uma criando uma aparência única para os móveis. O resultado é uma estética mais gráfica que se estende não só ao modelo 401, mas também à armchair 400 e o stool 60, fresco e despojado, que marca o início de uma parceria frutífera entre a designer e a marca.

 

http://www.jongeriuslab.com/ 

http://www.artek.fi/