ICFF – International Contemporary Furniture Fair, NY

Todo ano, a ICFF – International Contemporary Furniture Fair – reúne os principais designers do mundo todo e os convida a explorar os corredores do Javits Center em busca das novidades no campo do design. Durante os quatro dias de evento, profissionais e amadores percorrem os corredores da exposição movidos pela atraente arte de criar artefatos de diferentes formatos a partir dos mais diversos materiais e descobrindo as principais tendências para o segmento.

A 24ª edição da International Contemporary Furniture Fair, que foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio, em Nova York, exibiu uma riqueza de produtos que superaram os limites do design e das formas. Mostrou as inovações em termos de materiais, revestimentos, iluminação e acessórios, ao longo dos 13.500 metros quadrados do Jacob K. Javits Convention Center. Um grupo de especialistas da indústria do design elege os melhores produtos do ano dentro de 16 categorias.

Brasil na Design Week

A Big Apple ainda sediou outro evento do segmento. A segunda edição do Fresh From Brasil, mostra que faz parte da Wanted Design, assim como a ICFF, faz parte da Design Week. E o Brasil marcou presença no badalado evento. O designer paulistano Alexandre Jordão projetou uma curiosa cadeira, cuja proposta é encontrar novas funções para o famoso brinquedo Lego. O paulista Fernando Prado exibiu suas contemporâneas luminárias de mesa homenageando os 90 anos do Bauhaus – escola alemã de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda – com mecanismos simples e tecnologia LED. Já a designer Priscila Callegari foi reconhecida pelo seu incrível trabalho com os sapatos da Ciao Mao, confortáveis e verdadeiras expressões de cultura a partir do uso de materiais locais e valorização do artesanato. O designer Fernando Jaeger criou a bandeja Onda, uma belíssima peça feita com madeira trabalhada.

Highlights

O evento é uma excelente oportunidade para conhecer o que há de mais inovador, original e classy no segmento do design. Entre os highlights da ICFF, destacam-se as divertidas e coloridas luminárias de papel japonês Daydream, confeccionadas a mão, da designer Tomomi Sayuda; os modernos e bem trabalhados papéis de parede da Juju Papers; as macias e estilizadas almofadas de Charlene Mullen, feitas com tecidos bordados; os contemporâneos cubos de luz de Marc Trotereau; e a geométrica cadeira Wings Of Steel, desenhada por Laurie Beckerman.

Na Wanted Design ainda marcaram presença o designer Todd Bracher e suas Lightfalls, instalação de iluminação que se baseia nas leis da física para refletir a luz; o exótico Confetti Confetti da Avram Rusu Estúdio, com seus discos de metal, vidro, cristais e pedras; e a cadeira de arame da Design Zorine, propondo uma maneira diferenciada de olhar para os detalhes complexos; a peça Timeframed de Joe Doucet, questionando a dinâmica e a percepção do tempo; e as luminárias em formato de gotas de David Trubridge.

 

www.icff.com

www.jkmaos.com.br/jordao

www.fernandoprado.com

www.ciaomao.com

www.fernandojaeger.com.br

www.tomomisayuda.com

www.jujupapers.com

www.brcdesigns.com

www.charlenemullen.com

www.lauriebeckerman.com

www.toddbracher.net

www.avramrusuinteriors.com

www.zorinedesign.com

www.joedoucet.com

www.davidtrubridge.com