“Konstantin Grcic: Panorama”, Alemanha

A exposição, patrocinada pela Hugo Boss, apresenta os anos de colaboração entre a marca Vitra e o designer, mas não mostra sua carreira de maneira cronológica. A grande sacada é apresentar a trajetória de Grcic através de um ângulo conceitual, separando as peças por temas e questões que o próprio designer tenta responder através de seu trabalho.

A primeira parte, “Life Space”, pergunta o que realmente significa viver em algum lugar hoje em dia e, se estamos todos cada vez mais ‘móveis’, é possível levar esse lugar conosco? Além disso, também questiona como se cria um espaço que permite networking, comunicação e contato através de todas as mídias atualmente oferecidas, sem perder a característica de paz, solidão e isolamento.

Na seção “Work Space”, os visitantes são induzidos a entenderem o processo criativo de Grcic, levando-os para dentro de um estúdio que mais parece um laboratório de alta tecnologia, onde estão objetos que inspiram o designer. Enquanto isso, no “Public Space”, um quadro digital de 30 metros de comprimento e 4,5 metros de altura produzida pelo artista Neil Campbell Ross mostra imagens aleatórias do novo, do velho, da natureza e da cidade, da utopia e da distopia, perguntando o que é uma intervenção útil do design na sociedade contemporânea.

A última seção da exposição é chamada de “Object Space”, e faz uma biografia de Konstantin através de objetos que ele projetou, tentando entender qual será o seu próximo passo.

 

http://www.design-museum.de/

http://konstantin-grcic.com/