La Cocotte, São Paulo

Ambiente de bistrô despretensioso, um menu repletos de clássicos franceses com toques brasileiros e as charmosas panelinhas cocottes são alguns dos destaques da nova casa de Juscelino Pereira e Fred Frank.

Em um endereço privilegiado nos Jardins, em São Paulo, está o bistrô La Cocotte, nova casa de Juscelino Pereira (do Piselli e do Maremonti) em parceria com o chef Fred Frank e Pedro Sant’Anna. O lugar foi inspirado nas panelinhas francesas cocottes, onde são servidos a maioria dos pratos, que conferem uma informalidade despretensiosa à culinária francesa.

Menu à la française

Quem comanda a cozinha é o sócio Fred Frank, que já trabalhou com Emmanuel Bassoleil, Claude Troisgros e passou 10 anos estudando a gastronomia francesa. No cardápio estão clássicos como mexilhões à marinière, carré de cordeiro, galinha caipira orgânica servida com polenta e morilles, escalope de foie gras com salada e molho de uva, rã com cerefólio, linguado na manteiga noisette e o clássico boeuf bourguignon.

Para quem busca gastronomia contemporânea, a casa também oferece pratos autorais como ravioli de ratatouille ao queijo de cabra e coxa de pato confit sobre risotto de baunilha e menta. As sobremesas? Vá de macarons ou de creme brûlée.

Estilo bistrô

Bistrôt vem do russo bystro (быстро), “rápido!”. Entrou no francês durante a ocupação de Paris pelos russos em 1815. Conta-se que os impacientes cossacos diziam “bystro! bystro!” para serem prontamente servidos nas tabernas. Os franceses adotaram o termo que virou sinônimo de restaurante popular de comida rápida, caseira, sem frescura, de bom preço. La Cocotte foi decorado por Nando Marmo à maneira dos clássicos bistrôs parisienses. Piso e móveis de madeira envelhecida, toalhas de linho, uma coleção de cartazes retrô e papel de parede dividem o espaço com um jardim vertical ao fundo desse simpático bistrô que aterrissou na Ministro.

 

La Cocotte Bistrot

Al. Ministro Rocha Azevedo, 1.153

Jardins – São Paulo

Tel.: (11) 3081-0568

Horário: de segunda a quarta, das 12h às 16h e das 19h às 0h; as quintas e sextas, das 12h às 16h e das 19h à 1h; e, aos sábados, das 12h à 1h. Fecha aos domingos

(Site em construção)