Latin America’s 50 Best Restaurants

O ranking Latin America’s 50 Best Restaurant consagrou o peruano Central como número um e ainda tem os brasileiros D.O.M. e Maní no top 5.

Além dos dois brasileiros no top 5, a lista contou com a presença do restaurante Mocotó, de São Paulo, no número 12; Roberta Sudbrack, no Rio, em 13º; Remanso do Bosque, em Belém, em 34º; Olympe, no Rio, em 35º; e Epice, em São Paulo, em 36º, mostrando a força da culinária Brasileira. Saiba mais sobre os cinco melhores restaurantes da América Latina:

1º – Central, Peru – O Central, que ficou em quarto lugar no ranking do ano passado, em 2014 foi coroado como o melhor restaurante da América Latina. Depois de trabalhar em cozinhas ao redor do mundo, em lugares como Londres, Bogotá e Nova York, o chef Virgilio Martínez ficou encantado com a capital peruana e decidiu fincar raízes nesse lugar tão culturalmente rico. O estilo do restaurante é considerado audacioso, com Martinez se arriscando ao apresentar uma visão única da gastronomia do Peru. Métodos antigos de cocção, pratos tradicionais e ingredientes típicos ganham um novo approach na cozinha do Central, com uma natureza quase futurista, sem perder a essência.

http://centralrestaurante.com.pe/

ÂÂÂ

2º – Astrid y Gastón, Peru – Um dos mais importantes restaurantes do mundo e da América Latina, o Astrid y Gastón cai uma posição, ficando com o segundo lugar da lista em 2014. O restaurante, fundado 20 anos atrás por Astrid Gutsche and Gastón Acurio, serve culinária peruana tradicional com toque mediterrâneo atual. Outro grande diferencial do restaurante relação próxima com produtores locais de vegetais, pescadores e até fornecedores de carne, garantindo sempre os melhores e mais frescos. O restaurante colocou a gastronomia nativa do país de volta entre as melhores do mundo e liderou um movimento por todo o Peru pela valorização da tradição do país. Para celebrar seus 20 anos, o restaurante ganhou uma nova localização, em uma ‘hacienda’ chamada Casa Moreyra, e um novo chef, o peruano Diego Muñoz,que transformar os sonhos de Gastón Acurio em excitantes e originais pratos e menus.

www.astridygaston.com

ÂÂÂ

3º – D.O.M., Brasil – O restaurante do chef-celebridade brasileiro Alex Atala caiu uma posição e foi considerado o terceiro melhor restaurante do mundo. Localizado em São Paulo, o D.O.M. (que é o número 7 do ranking mundial) apresenta gastronomia contemporânea e autoral resgatando sabores tipicamente brasileiros poucos explorados. Atala também é adepto da gastronomia molecular – popularizada pelo chef catalão Ferran Adrià, que comandava o famoso El Bulli, hoje em dia fechado -, e prega culinária sustentável, produtos locais e ingredientes vindos diretamente da Amazônia. O apoio quase religioso do Alex Atala para o avanço da comida e culinária brasileira, não só deu origem ao melhor restaurante do Brasil, mas também resultou numa profunda mudança de atitude que tem ressoado em todo o mundo culinário. Ele ganhou também um prêmio pelo conjunto de sua obra.

www.domrestaurante.com.br

ÂÂÂ

4º – Maní, Brasil – A chef Helena Rizzo é apaixonada por gastronomia desde sua adolescência e antes de abrir seu restaurante, o Maní, na sofisticada região dos Jardins, em São Paulo, trabalhou em lugares como o espanhol El Celler de Can Roca (atualmente o melhor restaurante do mundo). Desde a inauguração sua própria casa, em 2006, a chef se tornou referência de gastronomia brasileira no mundo. Um dos grandes diferenciais de seu restaurante é representar as tradições de culinária do país através de seus pratos repletos de sabor e inovação. Ela mistura técnicas brasileiras internacionais a ingredientes brasileiríssimos, mantendo a essência de culinária local e autêntica. Seu prato mais emblemático servido no Maní se trata de mandiocas assadas, servidas com espuma de tucupi, leite de coco e azeite de oliva com trufas brancas.

http://www.manimanioca.com.br

ÂÂÂ

5º – Boragó, Chile – De oitava posição no ranking de 2013, o Boragó abocanhou um lugar no top 5, sendo considerado o 5º melhores restaurante da América Latina. Quem comanda o restaurante na cidade de Santiago, é o chef Rodolfo Guzmán, que foi treinado na Espanha com grandes nomes como Andoni Luis Aduriz e Andrés Madrigal. Para ele, a herança indígena do Chile, seus produtos e técnicas, são o fio condutor de sua culinária. Guzmán explorou a biodiversidade chilena transformando cada ingrediente em uma verdadeira experiência gastronômica única.

www.borago.cl

ÂÂÂ

Veja a lista completa dos 50 melhores restaurantes da América Latina:

1. Central / Lima, Peru

2. Astrid y Gaston / Lima, Peru

3. D.O.M. / São Paulo, Brasil

4. Maní / São Paulo, Brasil

5. Boragó / Santiago Chile

6. Pujol / Cidade do México, México

7. Maido/ Lima, Peru

8. Biko / Cidade do México, México

9. Tegui / Buenos Aires, Argentina

10. Quintonil/ Cidade do México, México

11. Malabar / Lima, Peru

12. Mocotó / São Paulo, Brasil

13. Roberta Sudbrack / Rio de Janeiro, Brasil

14. Aramburu / Buenos Aires, Argentina

15. La Mar / Lima, Peru

16. Tarquino / Buenos Aires, Argentina

17. Parador La Huella / Jose Ignacio, Uruguai

18. El Baqueano / Buenos Aires, Argentina

19. Pangea / Monterrey, México

20. Fiesta / Lima, Peru

21. Chila / Buenos Aires, Argentina

22. La Cabrera / Buenos Aires, Argentina

23. Tomo 1 / Buenos Aires, Argentina

24. Sud 777 / México, DF

25. Manzanilla / Ensenada, Mexico

26. MeroToro / Cidade do México – México

27. Rafael / Lima – Peru

28. Alto / Caracas – Venezuela

29. Oviedo / Buenos Aires – Argentina

30. Osaka / Santiago – Chile

31. La Picanteria / Lima – Peru

32. Gustu / La Paz – Bolívia

33. Rosetta / Cidade do México – México

34. Remanso do Bosque / Belém – Brasil

35. Olympe / Rio de Janeiro – Brasil

36. Epice / São Paulo – Brasil

37. Ambrosia / Santiago – Chile

38. Attimo / São Paulo – Brasil

39. Criterión / Bogotá – Colômbia

40. Francis Mallmann 1884 / Mendoza – Argentina

41. Amaranta / Toluca – México

42. Corazón de Tierra / Valle de Guadalupe – México

43. Harry Sasson / Bogotá- Colômbia

44. Fasano / São Paulo – Brasil

45. La Bourgogne/ Punta Del Este – Uruguai

46. El Cielo / Bogotá – Colômbia

47. Sucre / Buenos Aires – Argentina

48. Elena / Buenos Aires – Argentina

49. Leo Cocina y Cava / Bogota – Argentina

50. Pura Tierra / Buenos Aires – Argentina

ÂÂÂÂÂ

http://www.theworlds50best.com/latinamerica/en/ÂÂÂÂÂ