“Life Below the Surface”, Andreas Franke

O suíço Andreas Franke se aventurou pelas profundezas do Golfo do México e fez excelentes fotografias de um universo paralelo submerso. O fotógrafo montou uma expedição de mergulho até um recife artificial localizado a cerca de 100 metros abaixo do nível do mar, e capturou imagens fantásticas. Após manipular uma a uma, conseguiu retratar atividades de um cotidiano que existiu há muitos anos atrás.

Um pequeno grupo de meninas em uma aula de balé, crianças brincando sorridentes, uma mulher pendurando roupas no varal, um grupo de jovens na porta do cinema… Cenas corriqueiras de qualquer cotidiano, a não ser pelas roupas que esses personagens trajam – suas vestes denotam um período anterior ao que vivemos atualmente. Aliado a isso, alguns elementos incomuns, como peixes e outros seres marinhos, nadam ao lado das figuras que foram fotografadas, fazendo parte do retrato de uma forma incrível. O que se tem são diversas figuras humanas praticando atos naturais e comuns no fundo do mar. Nas palavras do próprio Andreas, “são cenas mistificadas de um passado que aparece em um espaço ficcional, onde você pode se perder ou se identificar”. Essa é essência do belíssimo trabalho do fotógrafo Andreas Franke que, além de criar uma atmosfera nova e inesperada, é exibido – olhem só – embaixo d’água!

As 12 fotos que compõem a exposição “Life Below the Surface” ficarão à mostra no mesmo local onde as originais foram tiradas, na instalação do recife artificial onde permanece o navio USNS General Hoyt S. Vandenberg (aposentado em 1983), no Golfo do México. Para resistir a isso, cada peça foi encaixada entre lâminas de acrílico e envolvida por uma moldura de aço inoxidável. Além disso, elas ainda possuem uma espécie de vedante a base de silicone que impede a entrada de água. As fotografias estão dispostas ao longo da embarcação, e são ligadas à estrutura do navio por meio de fortes ímãs, que garantem a conservação das peças ao término da exposição. Ou seja, é necessário mergulhar para poder ver de perto as imagens feitas por Franke!

 

www.staudinger-franke.com