Loi Ristorantino, São Paulo

O renomado chef sardo Salvatore Loi, que comandou as cozinhas do grupo Fasano, completa 15 anos vivendo no Brasil com uma novidade: seu próprio restaurante no badalado bairro dos Jardins, inaugurado em parceria com o restauranteur Ricardo Trevisani.

Para o Loi Ristorantino, Salvatore se inspirou em suas lembranças de infância para criar um menu que mescla pratos tradicionais da gastronomia italiana, como massas artesanais feitas diariamente, e combinações inusitadas e inéditas. “Na infância eu morava num sítio onde comprávamos apenas café, açúcar e vinho. O restante era feito pela família. Tínhamos algumas vacas e ovelhas para os queijos e uma horta com legumes. Para mim, o interessante não era o modo de preparo, mas sim o sabor dos alimentos. Era tudo muito artesanal, tudo muito bom. Esses sabores intensos sempre me inspiraram muito”, declarou o chef.

Entre as delícias, estão as lorighittas, massa da Sardenha servida com polpa de ouriço; o pappaerdelle ripiene recheado com cordeiro, codorna ao balsâmico e carpaccio morno de robalo. Quem não dispensa um bom doce, não pode deixar de provar a torta de chocolate ao vinho tinto e redução de Porto e os bombolonis, bolinhos recheados com chocolate, creme de limão ou doce de leite.

Para harmonizar com os pratos preparados pelo chef, a carta de vinhos conta com rótulos selecionados pelo sommelier Gianni Tartare, a maioria italianos. O décor foi idealizado por Trevisani e teve direção de arte de Nando Marmo, todo em cores neutras para que as estrelas da casa sejam mesmo os pratos. Detalhes acolhedores como fotos de família e uma biblioteca gastronômica no bar deixam o ambiente elegante e convidativo. Na mesa, mais mimos: das taças às toalhas, todo o enxoval é alemão. Must go!

 

LOI RISTORANTINO

Rua Doutor Melo Alves, 674, Jardim Paulista – São Paulo

Tel.: (11) 3063-0977

Horários de funcionamento: Ter. a qui.: 12h/15h e 19h/0h; sex. 12h/15h e 19h/1h; Sáb. 12h/17 e 19h/1h; dom.: 12h/17h