Maison et Objet 2014, Paris

A Maison et Objet é considerada uma das maiores feiras de design de toda a Europa, expondo belíssimas peças desenvolvidas pelos melhores profissionais do segmento. Na edição de 2014, os expositores escolheram destacar os artefatos que mostram uma clara influência da natureza na forma de lidar com o design contemporâneo.

A importante feira de design teve como tema principal abordar áreas que focassem em uma nova vida, em um renascimento, destacando peças que mostrassem claramente a influência da natureza na forma de lidar com o design contemporâneo. Muitos expositores expressaram em seus magníficos trabalhos toda essa dinâmica de renovação de energia e crescimento por meio de técnicas que mesclam tecnologia e artesanato, dando origem a peças originais, contemporâneas e inéditas.

Muitos designers optaram por centrar-se em um novo conceito de iluminação, desenvolvendo trabalhos que explorassem formas alternativas de fornecer luz, como por meio de energia solar, materiais fosforescentes e avanços na chamada tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode), que permite criar instalações luminosas futurísticas. Um dos destaques foi a “Rain Light”, projetada por Thierry Gaugain e desenvolvida pela empresa Blackbody, que consiste em discos de papel fino incorporados com OLED e sensíveis ao movimento, os quais são ativados quando se anda por baixo deles. Outra peça que chamou a atenção foi a “Lactea Light”, do designer Shoji Katsume, feita com folhas de um material especial capaz de criar uma forma 3D brilhante. Já o aclamado Tom Dixon marcou presença com seu estêncil (espécie de forma para criar desenhos, ilustrações e tipografias por meio da aplicação de tintas) intitulado “Copycat A”, o qual traz três frases que usam todas as letras do alfabeto e toda a pontuação necessária para se criar um estilo próprio.

 

www.maison-objet.com