Michael Yeung, designer pós-apocalíptico

Inspirado nas ferragens de aviões desenvolvidas pela indústria aeronáutica, o designer Michael Yueng trabalha o aço como uma escultura, criando formas futuristas de um apocalipse particular.

Seu estilo reflete dramaticidade e uma forte aura de masculinidade na forma final e no uso de seus materiais preferidos: os aços prateado e negro, o couro escovado e em tom de carvão. Este jovem talentoso consegue conferir a seus objetos – todos artesanais – uma personalidade forte, masculina, ousada, inovadora, em tudo que leva sua assinatura.

Apocalíptico

Um dos fatores que o fascina é a luz e a sombra. Yeung tem sempre em mente como a luz irá banhar a superfície de suas obras bem como será a sombra desenhada por seus objetos no ambiente fechado, uma das razões que seu trabalho tem um apelo visual forte com a escrivaninha “Menace Desk”, a poltrona “Mines Chair” e a mesa de jantar batizada “Intrepid Dining Table”. “A meu ver, a incidência da luz sobre o objeto também faz parte do próprio design”, explica Yeung, “Um objeto de design precisa de ter um caráter próprio e, claro, ser confortável”, arremata .

Blade Runner + Mad Max

Nascido no Canadá, Michael Yeung formou-se pela Universidade de Calgary, em 2005, especializando-se em desenho e escultura. Foi nesse momento que desenvolveu o partido que norteia seu design brutalista, meio Blade Runner, que vem conquistando adeptos: “o mobiliário como arte funcional”. Não demorou muito, ele já estava recebendo encomendas da loja inglesa de design e décor, Halo, do arquiteto de interior, Timothy Oulten. Desde então a parceria entre os dois tem desencadeado várias linhas cridas por Yeung. Entre suas poltronas mais conhecidas está a “Mars”, que se transformou em ícone de colecionador. Outra, a “Tomcat” rendeu-lhe o premio, “The most Innovative Product Design” no evento londrino Luxuria Awards de 2010.

Made in China

Em 2011, Michael apresentou a primeira coleção com seu nome, produzida pela parceria que tem com a Halo. Atualmente, o designer vive em Hong Kong e trabalha no centro criativo da empresa inglesa situado em Gaoming, na província de Foshan, na China.

www.michael-yeung.com