Ilha de Brännö, Suécia

Na exposição “9 arquitetos/9 propostas de morar”, na Villa Noailles, de 19 de fevereiro a 25 de março de 2012, em Hyères, no sul da França, o jovem arquiteto sueco Johannes Norlander expõe seu projeto todo ele pensado com o objetivo de alcançar uma baixa pegada de carbono.

A Morran House é um chalé de 80 m2 inteiramente coberto de piche de pinho preto na ilha-santuário de Brännö, no Arquipélago de Gotemburgo, Mar do Norte. O projeto prima pela simplicidade das linhas, perpetua a arquitetura local, conjuga sustentabilidade em todos os detalhes e leva adiante a tradição construtiva dos vikings.

 

Ficha técnica resumida:

Casa na Suécia

Escritório: Johannes Norlander Arkitektur AB

Arquiteto: Johannes Norlander

Morran House, Ilha de Brännö, Arquipélago de Göteborg, Suécia

Área construída: 80m2

Finalizada em 2010

 

Johannes Norlander

O jovem arquiteto sueco é natural do Arquipélago de Göteborg (Gotemburgo, em português), na costa oeste da Suécia, aonde o projeto exposto na Villa Noailles foi construído. Esta pequena ilha no Mar do Norte, aonde a principal atividade é a pesca, abriga cerca de 800 moradores, a maioria descendente dos vikings. Norlander conclui o diploma na Chalmers University of Technology, em Gotemburgo, segunda cidade do país com cerca de 600 mil habitantes, a quinta maior dos países nórdicos. Frequentou a Konstfack University onde cursou artes, artesanato e design, e fez a pós na Stockholm Royal Institute of Technology. Desde que fundou seu escritório, em 2004, a maioria dos projetos que assinou são de moradias ou lojas, como a concept store que projetou para a marca top de roupa de esporte de inverno, Moncler, em St. Moritz na Suíça. Sua filosofia de trabalho, segundo diz, é “travar um relacionamento pessoal com o projeto, afinal é uma extensão do meu pensamento”.

Brännö: ilha car-free

A Morran House localiza-se na pequena Brännö, umas das ilhas-santuário do arquipélago de Gotemburgo onde o carro é totalmente proibido. O projeto é, na realidade, a reforma de um chalé típico como muitos que ainda existem na região. Este, em particular, foi construído na década de 1950 e, até o projeto do jovem Norlander, havia sido reformado apenas uma vez, nos anos 70, quando foi acrescida uma extensão ao chalé original.

Preservação do cenário ilhéu 

Na reforma em 2010, o objetivo foi preservar as características da casa sem destaca-la no cenário ilhéu, seguindo a tradição sueca. Com isso como mote, o volume arquitetônico e praticamente toda a estrutura original foram mantidas intactas. O projeto envolveu acentuar as características intrínsecas ao chalé com soluções construtivas modernas e detalhamento de alta qualidade. A casa, aparentemente simples, mas totalmente moderna em seu conceito habitacional é composta de dois quartos, banheiro e uma área social integrada com estar, sala de jantar e cozinha.

Técnica construtiva de moradias e barcos vikings

A nova fachada foi inteiramente refeita em madeira compensada tratada com camadas de piche de pinho preto, a mesma técnica usada na preservação das casas e barcos de madeira desde os vikings (Bränno, por sua localização, foi um porto estratégico do povo viking). O telhado foi coberto por placas de celulose tratadas com piche e ainda recebeu folhas de compensado de espessura fina integradas às calhas de alumínio também pintadas de preto. O interior do chalé é inteiramente forrado em madeira do piso ao teto.

Baixa pegada de carbono

Mas por que uma casa assim, aparentemente simples, merece participar de uma exposição de destaque como essa? A resposta? Exatamente pela simplicidade e suas soluções sensatas. A casa utilizou material local, foi reformada de acordo com técnicas construtivas milenares que fazem parte da tradição sueca dos povos vikings, resultando em uma empreitada com baixíssima pegada de carbono. A Morran House se destaca por ser um exemplo de reforma respeitosa em relação à paisagem e ao patrimônio cultural da localidade onde se encontra.

 

Mostra “9 arquitetos/9 propostas de morar”

De 19 de fevereiro a 25 de Março 2012

Villa Noailles

Montée Noailles

83400 Hyères, França

Tel: +33 (0)4 98 08 01 98

www.villanoailles-hyeres.com

 

Site do arquiteto:

www.norlander.se