Nido Campolongo, artista do papel

Conhecido como “artista do papel”, Nido Campolongo é engajado com questões sócio-ambientais e realiza trabalhos de arte sustentável desde 1994.

Nido Campolongo cursou Engenharia Civil na Faculdade de Engenharias São Paulo, porém sempre se interessou pelas artes plásticas. Iniciou sua carreira aos 17 anos, na tipografia de seu pai, e abandonou a universidade após quatro anos de curso.

Participação em bienais

Nos anos 90, o artista foi introduzido ao universo do design, projetando interiores. Na década seguinte, realizou trabalhos na América do Sul e Europa, e estabeleceu parcerias com importantes empresas como Natura, Unilever, Klabin e Banco Itaú. Participou da 3ª Bienal Brasileira de Design e da 2ª Bienal Iberoamericana de Design na Espanha.

Arte sustentável

Não foi porque entrou na moda reciclar e trabalhar com comunidades carentes, o que impulsionou este importante designer brasileiro a trabalhar com isso. Nido passou a ser conhecido como o “artista do papel” por explorar peças recicláveis, bem antes, desde 1994. A partir desse momento, ele, que também atua como cenógrafo, começou a reavaliar os resíduos que resultavam de suas criações e a incluí-los em novas obras de grande criatividade.

Ideologia

Sua ideologia sustentável permitiu que seu nome ficasse mais conhecido no campo do design e das artes plásticas. Hoje, Nido foca-se na produção de mobiliário e pinturas. Além disso, procura disseminar a ideia de sustentabilidade através de parcerias com empresas e instituições, difundindo a importância do reaproveitamento de materiais.

Os irmãos Campolongo

Nomes importantes no cenário do design contemporâneo, os irmãos Campolongo – Nido é irmão de Dorothy Campolongo (veja matéria no TASTE: taste.com.br/habitat/design/item/426-dorothy-campolongo-estilista-e-designer.html) – marcaram presença na abertura do 5º Circuito de Moda e Arte, no dia 14 de janeiro de 2012. Os irmãos-artistas deram palestras sobre seus trabalhos e suas ricas experiências para interessados e profissionais da área.

No Brasil, temos sorte. Irmãos talentosos não se restringem apenas aos Irmãos Campana.

 

www.nidocampolongo.com.br