O café da manhã ideal

Você costuma comer pouco no café da manhã? A correria do dia a dia o obriga a engolir apenas uma xícara de café? Ou pior, não costuma nem fazer essa refeição? Se o seu objetivo é emagrecer, você está no caminho errado.

Estudos já comprovaram que pessoas que comem metade de suas calorias diárias logo de manhã acabaram emagrecendo mais do que aquelas que comem pouco nessa refeição. Especialistas também afirmam que esse hábito é importantíssimo e até necessário para quem quer perder peso.

Reposição dos nutrientes diários

“O café da manhã é uma das refeições mais importantes, porque durante a noite nosso corpo continua trabalhando, mas em jejum e é de manhã que nós vamos repor todos os nutrientes necessários para iniciar o dia”, diz a nutricionista Eliane Romantini.

Sem café da manhã, mais fome no decorrer do dia

Além disso, de acordo com a especialista, a exclusão do café da manhã faz com que a pessoa fique com muita fome durante o dia e tenha descontrole na velocidade de comer, na quantidade e qualidade da alimentação, optando por comidas mais calóricas, como frituras, alimentos açucarados e gordurosos. E tudo isso, óbvio, tem como conseqüência aquilo que todos mais odeiam: os temidos quilinhos a mais na balança.

Redução do depósito adiposo excessivo

Outro motivo que prova que tomar café da manhã pode ajudar na perda de peso, segundo os nutrólogos Luís Carlos Silveira e Mariela de Oliveira Silveira, do Kurotel Centro de Longevidade e SPA, é que pelo fato da pessoa estar de estômago vazio, os nutrientes que forem ingeridos serão melhores absorvidos. “Um dos momentos do dia que estatisticamente as pessoas comem mais frutas, é no café da manha. Se isso ocorrer, vitaminas e minerais importantes no processo metabólico saudável (como cromo e zinco, por exemplo) poderão ser melhores absorvidos. Isso possibilitará melhor síntese de açúcares e gorduras, reduzindo o depósito adiposo excessivo”, afirmam.

Não pule refeições!

Portanto se você quer emagrecer nada de ficar pulando refeições importantes como o café da manhã, caso contrário já sabe: aumento de peso na certa! O importante é fechar a boca para alimentos gordurosos. “O que deve ser evitado, mas muitas pessoas costumam ingerir de manhã, são alimentos com baixo valor nutricional e alto teor calórico, como refrigerante, salgadinhos, produtos a base de gordura vegetal hidrogenada, como croissant, bolacha recheada, bacon, frios gordurosos, como salame, mortadela”, explica Eliane.

Café da manhã balanceado

A nutricionista dá dicas para um café da manhã reforçado, saudável e indispensável para o dia-a-dia de quem se preocupa com o corpo e com a saúde. “O ideal é que a alimentação seja equilibrada e que a pessoa consuma pelo menos uma fonte de proteína, como leite, queijo, iogurte, ovos. Pelo menos uma fonte de carboidrato, de preferência pães, torradas e cereais integrais e uma fonte de alimentos que fornecem vitaminas e minerais, como sucos e frutas”, afirma.

Dica valiosa: peixe no café da manhã!

Outro alimento recomendado por Silveira, acreditem, é o consumo de peixes na primeira refeição do dia. “Entendemos que esse não costuma ser o alimento preferido do brasileiro, especialmente quando se fala de café da manhã. Entretanto, se for tolerável, esse hábito poderá ser muito saudável podendo ser assimilado maior quantidade de ácidos graxos essenciais e outros elementos que aceleram o metabolismo e reduzem a fome. Se seguirmos os conselhos de povos orientais para este assunto, podemos lograr muita saúde”, completa.