Os melhores speakeasies

Os conhecidos bares speakeasies ganharam fama entre as décadas de 20 e 30, quando o governo dos Estados Unidos instaurou a Lei Seca, proibindo a fabricação, venda e transporte de bebidas alcoólicas. Durante esse período, alguns estabelecimentos não pararam de funcionar, praticando a venda ilegal dos produtos. Os speakeasies eram esses sofisticados lugares secretos frequentados pelos apreciadores de bebidas alcoólicas.

O fato dos speakeasies serem secretos conferiu a eles um caráter de exclusividade e elegância. Beber tornou-se uma forma de expressar um estilo, marcados por um secretismo luxuoso associado a um certo vintage formal. Alguns desses estabelecimentos – muito populares durante o período da Lei Seca – permanecem funcionando até hoje e destacam-se por servirem coquetéis criativos e drinks confeccionados com o que há de melhor no mercado de bebidas. Confira abaixo alguns bares speakeasies que ainda atraem muitos frequentadores.

Hotel Delmano, Nova York

Apesar de estar localizado na Big Apple, esse speakeasy tem estilo retrô e é frequentado por um público mais casual, ao contrário de todo o glamour característico de Manhattan. O atendimento é personalizado e os funcionários estão prontos para atender aos clientes da melhor forma possível. No menu, drinks super criativos com inspiração mais old school, sem muitas misturas de sabores ou combinações muito exóticas. Mas o que mais chama a atenção no tradicional Delmano é a agradável atmosfera, um verdadeiro convite para desfrutar de belos momentos na companhia de amigos, envolto por uma decoração que evoca um ar de clube privado, escondido atrás de belíssimos vidros foscos. Nas paredes, retratos em branco e preto de homens mais velhos que mais parecem estar observando os assíduos frequentadores.

www.hoteldelmano.com

The Varnish, Los Angeles

Los Angeles não é o lugar mais adequado para se encontrar bons speakeasies, visto que a maioria dos bares serve de hot spot para pessoas que querem ser vistas por lá e não como um local apropriado para apreciar saborosos drinks. Situado atrás do restaurante Coles, The Varnish representa uma volta ao passado, aos tempos áureos de Hollywood. Com predomínio do vintage, o bar conta com pisos de madeira escura, luminárias originais e um maravilhoso piano. Os talentosos e jovens bartenders preparam coquetéis únicos e extremamente deliciosos.

Curio – Gilt Bar, Chicago

Claro que a terra de Al Capone teria que ter um dos melhores speakeasies dos Estados Unidos. Dentro do Gilt Bar, localiza-se um dos mais populares gatropubs da cidade, o Curio. Inaugurado em junho de 2010, ele oferece uma atmosfera um tanto dark, com iluminação à luz de velas, criando um ambiente perfeito que remete ao passado dos gângsters e instiga a curiosidade dos visitantes. Bancos de couro e mesas rústicas ajudam a compor o visual vintage e intimista. Espelhos nas paredes refletem os rostos dos clientes que se deliciam com os signatures drinks da casa em um ambiente que mescla pessoas dos estilos mais diversos, desde os moderninhos chics até os mais eco-friendlies, sem perder a elegância. O menu conta com uma extensa lista de coquetéis, com mais de 20 opções. A mais pedida é o Southside, combinação de gin, menta, limão e ovos brancos. Para quem quer se aventurar por algo menos sutil, a melhor escolha é o Trade Winds, uma mistura de rum, licor de damasco e creme de coco.

www.giltbarchicago.com

Bourbon & Branch, San Francisco

Enquanto a maioria dos bares desse segmento acabou sendo convertida em restaurantes ou apartamentos residenciais, o Bourbon & Branch permanece como um autêntico speakeasy, construído na época da instituição da Lei Seca. Só esse detalhe já confere à casa uma tradição histórica como poucos têm. Na decoração, predomínio de madeira, couro e alguns elementos desgastados compõem o visual que tenta manter-se fiel às raízes ditas clandestinas. A casa estabelece uma lista com regras de comportamento, dentre elas, a proibição do uso de celular dentro do estabelecimento. Uma das maiores qualidades dos drinks feitos nesse espaçoso e confortável speakeasy é o fato de que a maioria dos licores utilizados é confeccionada por pequenos produtores e são de altíssima qualidade, sendo difícil encontrar alguns deles por conta própria. alt

www.bourbonandbranch.com