Paella Vegetariana

Criada no século 15, a paella é um dos mais tradicionais pratos espanhóis. Aprenda a receita de uma versão diferente e vegetariana, mas não menos saborosa.

 

Ingredientes

¼ xícara (chá) de azeite extra virgem

1 unidade de cebola picada em cubos

1 dente de alho picado

1 ½ xícaras (chá) de arroz para paella ou arroz agulhinha “branco”

3 xícaras (chá) de água fervente

1 colher (chá) de açafrão em pó ou em pistilo (não pode ser açafrão da terra)

½ xícara (chá) de pimentão vermelho sem pele*, cortado em tiras

2 unidades de tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubos

1 xícara (chá) de ervilha congelada

1 xícara (chá) de tofu defumado cortado em cubos

½ xícara (chá) de cogumelos Paris, fatiado

Sal e pimenta do reino

 

Modo de preparo

1. Aqueça bem uma frigideira grande ou wok e adicione 2 colheres (sopa) azeite, metade da cebola picada e o alho. Coloque uma pitada de sal e refogue em fogo baixo por 1 minuto.

2. Junte o arroz, 1 ½ xícara (chá) de água, uma pitada de sal e o açafrão. Aumente o fogo e quando a água ferver, diminua o fogo e tampe a panela.

3. Quando a água secar, espalhe o arroz na lateral da frigideira e deixe o centro livre para refogar os restante dos ingredientes.

4. Em fogo baixo acrescente 1 colher (sopa) de azeite e refogue o pimentão e a ervilha. Junte o tofu defumado e mais 1 ½ xícara (chá) de água fervente. Misture bem o arroz com os ingredientes refogados no centro da frigideira e a água fervente.

5. Tampe a panela e em fogo baixo cozinhe até a água secar.

6. Adicione mais sal, se necessário.

7. Quando a água secar, disponha os cubos de tomate e as fatias de cogumelo sobre a paella. Aumente o fogo para a chama mais potente e adicione o restante do azeite.

8. Tampe a panela e cozinhe por mais 4 minutos**.

 

*Para retirar a pele do pimentão: espete o pimentão em um garfo e leve diretamente para a chama do fogão. Deixe queimar até que a pele fique totalmente queimada (não se preocupe, o interior não ficará com gosto de queimado). Após toda a superfície da pele estar “preta”, envolva o pimentão em papel alumínio, por 10 minutos. Retire do papel alumínio e em baixo de água corrente vá retirando a pele com o auxílio das mãos e de uma faca pequena.

**O arroz deve grudar ligeiramente no fundo da frigideira. Isso é uma característica da paella. Se necessário, deixe mais alguns minutos em fogo alto até o arroz grudar no fundo da frigideira.

 

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 1 hora

Dificuldade: Fácil