Palazzo Margherita, Bernalda, Basilicata, Itália

Depois de marcar a história do cinema com a trilogia “O Poderoso Chefão”, entre outros, e fundar sua própria vinícola na California, o diretor hollywoodiano Francis Ford Coppola inaugurou recentemente seu charmoso hotel Palazzo Margherita no vilarejo de Bernalda, terra de seus ancestrais, na região de Basilicata, província de Matera, na Itália meridional, ou seja, bem na sola da bota da peculiar geografia tricolor, antes do salto, ou seja na “alma” do sapato, como dizem os sapateiros. Charme, história e o máximo de conforto e exclusividade são alguns dos diferenciais do hotel na pequena cidade de Bernalda.

Assista ao vídeo sobre a região de Basilicata, no sul da Itália,  com Coppola como guia:

 Il padrino Coppola

Um dos mais renomados diretores e produtores de Hollywood, criador da trilogia “O Poderoso Chefão” (72, 74 e 90), de “Apocalypse Now” (1979), de “Cotton Club” (1984) e seu último, “Tetro” (2009), Coppola, nascido em Detroit de família italiana, acaba de inaugurar um hotel ultra exclusivo no vilarejo de Bernalda, terra onde seu avô paterno, Agostino Coppola, nasceu e viveu antes de embarcar para o Novo Continente. “Meu avô sempre se referiu ao lugar como Bernalda Bella”, explica o diretor, que adquiriu a propriedade da família Margherita, em 2004, em uma volta às origens. O povoado com apenas 12 mil habitantes fica no topo de uma colina na região de Basilicata, banhada pelo mar Jônico, no sul da Itália, próximo a Puglia. Com ajuda do renomado decorador francês Jacques Grange, conhecido por seu chic com clima de cenários saídos de filmes de Luchino Visconti, Coppola restaurou a mansão neoclássica da alta burguesia local, construída, em 1892, em torno de um jardim com uma fonte, sem mudar o nome original da casa, Palazzo Margherita. A visibilidade que Bernalda ganhou com Coppola irá impulsionar a região para o turismo de luxo, intenção do diretor e da política local.

Magna Grécia

Isolada e ainda selvagem, a Basilicata, com topografia dramática similar a da Capadocia na Turquia, é uma das regiões mais pobres da Itália. Mas é ai que reside seu charme, ela recebe pouquíssimos turistas. Junto com todo o sul da Itália, incluindo a Sicília, Puglia, Calábria, Campânia e Nápoles, a Basilicata faz parte da antiga Magna Grecia, período em que estas regiões tornaram-se colônias gregas do século VII a.C. a V a.C., deixando sítios arqueológicos de inestimável valor histórico.

Cenário de “The Godfather”

O Palazzo Margherita poderia ser um dos cenários de “O Poderoso Chefão” ou do cultuado “O Leopardo” (“Il Gattopardo”, 1963), filme de Luchino Visconti sobre a Sicília, próxima da Basilicata, baseado no romance de Lampedusa, que tanto Coppola como Grange adoram.

 

Apenas 9 apartamentos

O hotel, exclusivíssimo, é constituído de apenas nove acomodações, cada uma em estilo único em ambientes que revivem totalmente a aura da Itália meridional do neoclassicismo (a virada do séc. 19 para o séc. 20) com alguns objetos Art Déco e detalhes de inspiração tunisiana, como é frequente no sul do país. Afrescos nas paredes, tetos em abóbodas, pisos de mármore e banheiras retrô dividem o ambiente dos apartamentos com TVs de LED, aparelhos de blu-ray, iPod dock, minibars, amenities de banho da florentina Santa Maria Novella e outros mimos contemporâneos, criando uma atmosfera muito especial em meio a este povoado ainda distante do burburinho da modernidade.

La famiglia Coppola

Pensando nesta família sui generis – o diretor às vezes fecha o palazzo para ficar só entre os seus -, Grange decorou algumas das suítes tendo em mente os familiares de Francis. A Suíte Sofia homenageia a filha do proprietário, Sofia Coppola, herdeira do talento paterno na direção de filmes autorais como “Virgens Suicidas”(19990, “Maria Antonieta”(2006) e “Somewhere”, o último, lançado em 2010. “Criei um espaço feminino como a Sofia com delicados afrescos nas paredes. O balcão ao estilo ´Julieta de Romeu´ dá para um jardim privativo”, explica o decorador sobre o bonito apartamento em romântico rosa e azul pastel. Grange foi apresentado a Coppola por Sofia. Ela e Grange se conheceram em Paris, onde ambos moram.

Vênus, deusa do amor

A Suíte Gia, assim batizada em honra da primeira neta do diretor, apresenta detalhes de gesso trabalhado ao estilo rococó e um bonito afresco no teto representando Vênus, a deusa do amor, e Psyché, os míticos amantes que inspiraram contos como Cinderela e a Bela e a Fera. O aposento tem um balcão que dá para a fachada principal do palazzo de face para a pracinha de Beralda de onde pode-se admirar o ritmo de um vilarejo de outros tempos.

Don Coppola

A suíte do senhor da casa, a maior de todas tem 75 m2. É decorada em vibrante estilo tunisiano com vista para o arborizado pátio interno do palazzo. O razão de ser do estilo é outra homenagem que o diretor quis prestar, desta vez a sua avó, Maria Zaza, natural da Tunísia.

 

Basilicata

Depois do café da manhã, aproveite um dia de sol na piscina ou agende aulas particulares de pilates ou yoga, ou marque uma massagem no próprio apartamento. O hotel também oferece bicicletas para explorar praias de areia branca do Mar Jônico, pedalar nas montanhas do Parque Nacional de Pollino, visitar as cavernas neolíticas de Sassi di Matera, patrimônio natural protegido pela UNESCO, e curtir os encantos dessa região dominada na Antiguidade pelos gregos, conhecida então como Magna Grécia, onde até hoje se cultiva a cepa Aglianico do ancestral vinho local. No hotel, depois de descansar, vá até a videoteca com mais de 300 filmes e documentários italianos clássicos com curadoria, claro, do próprio Coppola e se delicie com uma sessão de cinema no living apreciando um vinho da Francis Ford Coppola Winery.

Eat-in kitchen no palazzo

Para quem curte experiências gastronômicas, a dica é almoçar ou jantar na eat-in kitchen do Palazzo, assistindo o preparo dos pratos, bebericando um dos vinhos do Napa Valley do vinhedo do diretor. O hóspede também pode marcar aulas de culinária com o chef e aprender tradicionais pratos da região de Basilicata. Outra opção é o Cinecittà bar do Palazzo Margherita, misto de café e pizzaria com vista para a praça principal, ideal para observar o movimento da vila enquanto se aprecia um espresso ou um cappuccino. No Pool Bar há uma carta de drinks e vinhos locais e da Coppola Winery de Napa Valley para apreciar à beira da piscina.

Pátina do tempo

“O Palazzo Margherita é um sonho que eu acalentava há muito tempo. É um lugar mágico todo com tetos pintados de afrescos. Inclui todas as modernidades no projeto, mas privilegiei a pátina do tempo desse refúgio longe do turismo de massa em plena Itália do século 21”, diz o Coppola. E finaliza em bom italiano acentuando seu carisma: “Questa è una casa privata”.

Z´Hotel Group

Outros empreendimentos do Z´Hotel Group pilotados pelo diretor são Blancaneaux Lodge e Turtle Inn, ambos em Belize; La Lancha, na Guatemala (esses três na América Central); Jardin Escondido, no bairro de Palermo Soho, em Buenos Aires; e 714 Gov. Nicholls Street, em Nova Orleans, EUA. Todos pequenos, exclusivos e layed back, informais, despojados, com o lifestyle que Coppola curte, advoga e resolveu compartilhar. Mas não há como negar que o Palazzo Margherita por razões óbvias é o que mais mexe com il cuore del gran diretore.

Palazzo Margherita

Corso Umberto 64

75012 Bernalda (MT)

Basilicata, Italia

www.palazzomargherita.com

Site dos hotéis de Coppola:

www.coppolaresorts.com

No site Francis Ford Coppola Winery, além do vinhedo, estão todos os empreendimentos do Z´Hotel Group:

www.franciscoppolawinery.com