“Pearls”, Victoria & Albert Museum

O Victoria & Albert Museum, em Londres, apresenta a exposição “Pearls”, mostrando como a beleza das pérolas tem sido associada à riqueza, realeza e glamour ao longo dos séculos. Na mostra, a história das pérolas naturais é explorada desde o início do Império Romano até os dias de hoje.

Logo na entrada, um retrato de Jeanne de Marigny, pintado por Charles Beaubrun e Henri Beaubrun, recebe os visitantes, uma mostras de como as pérolas eram um símbolo significativo de status e riqueza da aristocracia no século 17. A primeira parte é “Wonders of Nature”, mostrando, através de imagens de raio-x de Boo Beaumont, como são criadas as pérolas de água salgada. A partir daí, é possível observar uma grande variedade de pérolas em diferentes formatos e cores de famosas joalherias como Bulgari, Cartier, Tiffany e até mesmo da cristaleria Lalique, até o uso que elas têm pelas mãos de artistas modernos como Mikimoto.

Entre os highlights da exposição, estão exemplares raros, um colar da Rainha Maria da Escócia, um grupo de magníficas tiaras da realeza europeia, peças delicadas nos estilos art nouveau e art deco e um par de brincos que pertenceram a Elizabeth Taylor. A mostra ainda tem uma seção inteiramente dedicada ao Design Contemporâneo, desde a década de 60 com o abstrato escultural, passando pela novidade nas formas da década de 80 e chegando até os dias de hoje.

 

“Pearls”

Até 19/1/2014

http://www.vam.ac.uk/