Public Library, Birmingham

O escritório holandês Mecanoo Architecten completou a obra da maior biblioteca pública da Europa, em Birmingham, na Inglaterra. O prédio é uma compilação de blocos retangulares de diferentes tamanhos e traz uma fachada coberta com argolas de metal.

“Nós queríamos fazer um prédio que trouxesse coerência para a paisagem urbana e o ritmo arquitetônico de Birmingham. Nosso sonho era criar um ‘Palácio das Pessoas’: convidativo e inspirador para todas as idades e culturas. Um lugar onde as pessoas entrassem para embarcar em uma jornada de conhecimento”, declarou a arquiteta do Mecanoo, Francine Houben.

A delicada fachada de círculos sobrepostos parece, a princípio, muito descolada do bruto skyline de Birmingham, repleto de blocos de concreto, mas o design do prédio é inspirado na herança artesanal e industrial da cidade. Os círculos maiores simbolizam a indústria do aço, enquanto os menores lembram o ouro e a prata do histórico bairro “Jewellery Quarter”.

O interior da biblioteca tem 29 mil metros quadrados, fazendo dela a maior biblioteca pública da Europa. Todos os andares são conectados por uma série de rotundas, que servem como rota de circulação vertical. Um anfiteatro e terraços ao ar livre em andares diferentes completam o ambiente criativo e original.

 

www.mecanoo.nl