Sidra, um fermentado nobre

A sidra é reconhecidamente uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Feita a partir do suco fermentado de maçãs, é provável que já existisse em 1.300 a.C. no delta do Rio Nilo onde,na época, segundo os historiadores, já havia macieiras. Atualmente é produzida de várias maneira sem mais de uma dezena de países. Desde 1066, quando os normandos introduziram maçãs mais apropriadas para sua produção e modernos métodos de elaboração, a Inglaterra tornou-se um dos principais produtores de sidra ou, “cider” (sái-dêr) como a chamam os ingleses, produtores de cerca 600 milhões de garrafas/ano. O Reino Unido é o maior consumidor mundial da deliciosa bebida, ainda desconhecida no Brasil.

No Brasil, a verdadeira sidra é pouco conhecida e o consumo é baixíssimo. Para a maioria, o nome se refere à bebida carbonatada barata e de qualidade discutível vendida em grande quantidade durante as festas do final de ano. Esse conceito de produto inferior acaba inibindo o interesse dos importadores em trazer sidras de marcas consagradas ou mesmo produtores brasileiros em lançar mais rótulos sem condições de competir, pelo desconhecimento, com os ‘filtrados’ feitos de frutas indefinidas e que levam esse nome.

“Cider apples”

A sidra é feita exclusivamente nas regiões onde a produção de maçãs é uma atividade econômica permanente. Pode utilizar qualquer variedade de maçã, no entanto, algumas são cultivadas unicamente para uso na sua produção. São as chamadas maçãs de sidra: “cider apples”. Tratando-se de um fruto de clima frio – necessitam cerca de 800 horas com temperaturas inferiores a 7,2ºC para uma safra de qualidade – no Brasil somente a serra catarinense tem essa condição e consequentemente o único lugar do país que produz sidras autenticas.

Sidra destilada é Calvados

Outras regiões mundiais com essas mesmas características e nas quais a sidra é a bebida típica são a Normandia e Bretanha, ambas na França – depois de destilada a sidra transforma-se no Calvados – e no norte da Espanha, principalmente nas Astúrias onde existe desde a Idade Média. Na cidade de Nava naquela região existe o Museu da Sidra com informações sobre a produção, consumo e historia da bebida. A sidra é bastante popular em algumas regiões da Alemanha, na ilha de Tasmânia, na Austrália, e na província de Rio Negro, na Argentina.

Ritual da província das Astúrias, Espanha

A sidra pode ou não ser espumante, variando de muito seca a muito doce. Com graduação alcoólica de até 11%, deve acompanhar refeições na temperatura entre 10º a – 14ºC. Depois de aberta a garrafa é preciso que todo o conteúdo seja consumido na mesma refeição, pois a oxidação é muito rápida. Tradicionalmente, nas ‘sidrerias’ asturianas os garçons fazem uma cena de, pode-se dizer, virtuose etílica ao servi-la. Colocam a garrafa de sidra bem acima da cabeça despejando-a até os copos na altura do joelho sem perder uma gota! É um antigo ritual, mas serve também para aerar a bebida, melhorar o buquê e aumentar a cremosidade.

Sidra, em português e espanhol; Cider, em inglês; Cidre, em francês 

Além da variedade de origens, estilos e graduações alcoólicas, a grafia do nome também às vezes atrapalha. Em português, cidra com ‘c’ é o fruto da cidreira, enquanto que sidra com ‘s’ é o suco fermentado de maçã objeto desta matéria. A pronuncia é a mesma, mas ainda assim é confuso. Na França, um dos principais países produtores, sidra escreve-se com ‘c’ – cidre, em inglês é cider, mas em espanhol é sidra como em português.

O importante não é a grafia mas, sim, reconhecer quais são as verdadeiras para passar a apreciá-la.

 

Receita da província espanhola de Astúrias da tradicional Sangria de Sidra:

Ingredientes (para 4 pessoas):

– 1 / 2 garrafa de sidra

– 2 duas colheres de sobremesa de açúcar

– 1 garrafa de suco de maçã

– 1 dose de licor de maçã

– 1 dose de rum

– 1 dose de gim

– Pedaços de maçã

– 4 ou 5 cubos de gelo

Preparação:

1 – Coloque o açúcar na jarra e adicione a sidra. Mexa bem até que o açúcar se dissolva

2 – Adicione a maçã e as doses de licor, rum, gim e o suco

3 – Adicione o gelo e fatias de maçã. Salud!!!