“The Cloud Collection”, por Humberto da Mata

O designer brasileiro Humberto da Mata trabalhou com os Irmãos Campana, mostrou suas peças no Salone del Mobile e agora lança uma coleção de cadeiras e bancos inspiradas nas tramas de tecidos.

A coleção super colorida e divertida foi construída usando a técnica de trama, entrelaçando um conjunto de linhas para criar uma nova presença visual. As tramas são estruturas básicas de qualquer tecido e também de outras formas como cestas e peças em fibras naturais. Usando como base tecidos listrados de cores variadas, o designer pensou em como reconstruir um tecido já com essa estampa em uma nova forma tridimensional.

A Cloud Collection inclui cadeiras, banquetas e bancos maiores, todas as peças feitas de forma artesanal e à mão. “A proposta de uma estrutura irregular agrega às peças um caráter único, já que cada uma é feita à mão e a ordem das fitas de tecido é aleatória. O listrado utilizado para encapar tiras de espuma cria um jogo óptico que enfatiza o movimento de trançado. O contorno irregular e arredondado me faz lembrar uma nuvem”, explica o designer Humberto.

Humberto da Mata

Com apenas 26 anos, Humberto Damata tem feito sucesso internacionalmente. Ele começou sua carreira como arquiteto em Brasília, auxiliando em grandes projetos que achava muito burocráticos, quando decidiu se mudar para São Paulo em busca de um novo mercado. Depois de fazer um curso de design com os Irmãos Campana no interior da França, Damata voltou a São Paulo, abriu seu próprio estúdio onde produz suas peças e realizou exposições internacionais, incluindo no Salone del Mobile de Milão.

 

http://www.humbertodamata.com