The Living Room Project

O projeto “The Living Room”, criado pelos estudantes de design da Universidade da Filadélfia, Merjan Tara Sisman e Brian McLellan, explora a produção de objetos a partir de materiais vivos.

O trabalho dos estudantes investiga o potencial de organismos em particular como matéria prima para móveis e luminárias. Eles encontram no micélio (conjunto de filamentos que compõe o talo de fundos e cogumelos) uma opção viável e sustentável já que é possível controlar o crescimento do material em diversas formas através de moldes.

A ideia de Merjan e Brian surgiu com o boom das impressoras 3D, que são capazes de ‘imprimir’ objetos inteiros e têm sido incorporadas no mundo do design. O problema é que a impressora e os materiais ainda são extremamente caros e poluidores, então os jovens pensaram em uma solução ao criar uma espécie de impressora 3D orgânica com materiais vivos.

O resultado foi uma cadeira, desenhada por Merjan Sisman e luminárias penduradas, desenhada por Brian McLellan. A continuação do projeto é criar móveis mais ousados para observar a natureza do crescimento do micélio e também buscar outros materiais para servirem de matéria prima.