The World’s 50 Best

Um dos rankings mais importantes da gastronomia mundial, The San Pellegrino’s 50 best coroou o dinamarquês Noma, de René Redzepi como o melhor restaurante do mundo seguindo por El Celler de Can Roca, Osteria Francescana, Eleven Madison Park e Dinner by Heston Blumenthal.

Noma, El Celler de Can Roca, Osteria Francescana, Eleven Madison Park Dinner by Heston Blumenthal são os cinco melhores restaurantes do mundo, segundo a lista The San Pellegrino’s 50 Best. O brasileiro DOM, comandado por Alex Atala, caiu uma posição, mas ainda está no top 10 com o número sete e também levou o prêmio de Chef’s Choice 2014. O Mani, comandado pela chef Helena Rizzo, subiu 10 lugares ficando com a 36ª posição ajudando a fixar o Brasil na elite gastronômica mundial. Eis as 5 melhores mesas do mundo de 2013. Abaixo, a lista completa:

1 – Noma

Depois de ganhar três vezes consecutivas a almejada posição de melhor restaurante do mundo, o restaurante dinamarquês Noma caiu no ranking e ficou com o segundo lugar em . Quem comanda é o chef René Redzepi, conhecido por redefinir a culinária nórdica depois de encarar o desafio de transformá-la em uma das melhores, como a italiana e a francesa. A combinação de ingredientes escandinavos autênticos, um grande respeito pelo processo natural da comida e uma execução excepcional garantem a posição do restaurante, que provoca emoções intensas e uma experiência gastronômica incomparável.

www.noma.dk

 

2 – El Celler de Can Roca

Comandado pelos irmãos espanhóis Joan, Josep e Jordi Roca, o El Celler de Can Roca conquistou a segunda posição no ranking, caindo um número em relação à sua colocação do ano anterior. Eles transformaram a cozinha em um verdadeiro laboratório, fazendo experiências de gastronomia molecular com o objetivo de elevar a pratos da culinária espanhola ao estado da arte. Apesar dos processos elaborados, os ingredientes são fiéis à cultura do país, criando uma sinfonia gustativa entre o tradicional e o contemporâneo, que tem o objetivo de equilibrar o sensorial e o emocional dos ingredientes. Com pratos originais e inovadores, os irmãos tocam a memória gustativa dos clientes, criando uma experiência verdadeiramente única através de sua singular gastronomia. The best!

www.cellercanroca.com

 

3 – Osteria Francescana

Localizado na região de Modena, na Itália, a Osteria Francescana manteve a posição e abocanhou o terceiro lugar do prestigiado ranking. Quem comanda o restaurante é o maior chef da vanguarda italiana, também considerado precursor da slow food, Massimo Botura, que propõe uma linha tênue entre inovação e tradição, e a combinação inusitada de ingredientes. Algumas de suas obras primas são ovopochê com caviar e risoto de lagostim. O próprio chef se dirige a todas as mesas dando instruções de como apreciar melhor os pratos, iniciando no sabor mais delicado até finalizar no mais complexo.

www.osteriafrancescana.it

 

4 – Eleven Madison Park

O três estrelas de Nova York pulou da décima para a quinta posição no ranking de 2013 e agora subiu mais uma, ficando com o quarto lugar. Comandado pelo chef suíço de formação francesa clássica, Daniel Humm, há sete anos, o Eleven Madison Park ganhou prestígio por se reinventar a todo momento sem nunca perder o título de ‘haute cuisine’. A experiência gastronômica única começa com um menu diferente, já que os clientes podem escolher ingredientes específicos que instigam os chefs a criar combinações personalizadas, ao invés de selecionar um prato pré-determinado do menu (estes também disponíveis em menus degustação para os menos aventureiros). O restaurante é um dos mais prestigiados da Big Apple e mereceu sua entrada entre os cinco melhores do mundo.

www.elevenmadisonpark.com

 

5 – Dinner by Heston Blumenthal

Desde sua inauguração, em 2011, o Dinner by Heston Blumenthal, no Mandarim Oriental de Londres, rapidamente foi se tornou um restaurante altamente celebrado. Comandado pelo braço direito de Blumenthal, Ashley Palmer-Watts, o lugar recria a história da gastronomia britânica, conferindo um makeover contemporâneo a receitas que datam desde 1300 até poucas décadas atrás. Ingredientes e técnicas modernas dão o tom a pratos e sobremesas clássicos como o Bohemian Cake, e o que antes era um bolo de chocolate e limão, agora é um pão de ló de chocolate embebido em Yuzu (fruta cítrica asiática) com geleia de grapefruit, mousse de chocolate e raspas de chocolate, servido com sorvete de mel. Proposta original e execução que deixa uma impressão duradoura nos comensais.

http://www.dinnerbyheston.com/

 

A lista completa dos 50 melhores restaurantes do mundo

1. Noma, Copenhagen, Denmark

2. El Celler de Can Roca, Girona, Spain

3. Osteria Francescana, Modena, Italy

4. Eleven Madison Park, NY, USA

5.Dinner by Heston Blumenthal, London

6. Mugaritz, San Sebastian, Spain

7. DOM , Sao Paolo, Brazil

8. Arzak, San Sebastian, Spain

9. Alinea, Chicago, USA

10. Ledbury, London, UK

11. Mirazur, Menton, France

12. Vendome, Bergisch Gladbach, Germany

13. Nahm, Bangkok, Thailand

14. Narisawa, Tokyo, Japan

15. Central, Lima, Peru

16. Steirereck, Vienna, Austria

17. Gaggan, Thailand

18. Astrid y Gaston, Lima, Peru

19. Faviken, Jarpen, Sweden

20. Pujol, Mexico City, Mexico

21. Le Bernadin, New York, New York

22. Vila Joya, Albufeira, Portugal

23. Frantzen, Stockholm, Sweden

24. Amber, Hong Kong, China

25. L’Arpege, Paris, France

26. Azurmendi, Larrabetzu, Spain

27. Le Chateaubriand, Paris, France

28. Aqua, Wolfsburg, Germany

29. De Librije, Zwolle, Netherlands

30. Per Se, New York, USA

31. L’Atleier Saint-Germain de Joel Robuchon, Paris, France

32. Attica, Melbourne, Australia

33. Nihonryori Ryugin, Tokyo, Japan

34. Asador Etxebarri, Atxondo, Spain

35. Martin Berasategui, San Sebastian, Spain

36. Mani, Sao Paulo, Brazil

37. Restaurant Andre, Singapore

38. L’Astrance, Paris, France

39. Piazza Duomo, Alba, Italy

40. Daniel, New York, USA

41. Quique Dacosta, Denia, Spain

42. Geranium, Copenhagen, Denmark

43. Schloss Schauenstein, Switzerland

44. French Laundry, Yountville, California

45. Hof Van Cleve, Kruishoutem, Belgium

46. Le Calandre, Rubano, Italy

47. The Fat Duck, Bray, UK

48. The Test Kitchen, Cape Town, South Africa

49. Coi, San Francisco, USA

50. Waku Ghin, Singapore

 

http://www.theworlds50best.com/