Villa Méditerranée, França

Villa Méditerranée é um prédio dedicado à história e a cultura da região mediterrânea que foi inaugurado em Marselha, considerada a Capital da Cultura na Europa em 2013. O prédio com ares futuristas, projetado pelo italiano Stefano Boeri, é inspirado na arquitetura naval.

Um lado do Vila Méterranée é de frente para a Sainte- Marie-Majeure Cathedral, o outro é de frente para o mar Mediterrâneo. Essa dualidade entre a terra, a tradição arquitetônica de Marselha e o azul infinito foi o ponto de partida para o projeto. “Eu sempre fui obcecado por arquitetura natal. Villa Méditerranée é uma construção que combina as características da arquitetura civil com detalhes e infraestrutura de navios e plataformas no meio do mar”, declarou o arquiteto, que também afirma que o prédio é um para pensamento e pesquisa que abraça o mar.

Com exposições fixas, centros de convenção, anfiteatro, salas de reuniões e espaços de convivência que podem abrigar mais manifestações artísticas, o prédio é diversificado e multifacetado, não somente em seu interior, mas também em sua estrutura. Paineis de concreto quase brancos em grande escala e estruturas de aço são pontuados por janelas em diferentes tamanhos. Algumas paredes são feitas inteiramente de vidro, permitindo interação do ambiente com as salas e espaços internos.

O centro de convenções ocupa todo o piso abaixo do nível do mar e escotilhas permitem que o azul da água seja observado de dentro da sala. No terceiro piso uma galeria tem a vista de uma pizza em frente ao mar e o hall de entrada de pé direito triplo conecta os andares principais.

 

www.villa-mediterranee.org

www.stefanoboeriarchitetti.net