Wynwood, o bairro das artes de Miami

Miami não é só o paraíso das compras. Desta vez, vou levá-los a uma região pouco conhecida dos brasileiros, mesmo os que vivem aqui: Wynwood. Trata-se de um bairro fora de Miami Beach que se tornou a meca das artes da capital da Florida. Está localizado ao norte de Downtown, ao sul do Design District, a leste da I-95 e a oeste do Biscayne Boulevard. Para mim, este novo bairro me faz lembrar da Ave A, Ave B em Nova York, nos anos 80, período em que vivi em Manhattan.

Assista este vídeo sobre a nova comunidade dedicada à arte de Wynwood, Miami:

Tony Goldman

Wynwood era uma área degradada da cidade que foi totalmente revitalizada pelo empresário Tony Goldman, dono da Goldman Enterprises. (Detalhe, a Cynthia Garcia, editora do TASTE, conhece Mr. Goldman porque ele também é um dos responsáveis pela revitalização do Art Déco District, onde ela trabalhou no começo dos anos 90). Este novo bairro é composto de cinco quarteirões com warehouses (galpões) e um estacionamento gigante. Toda esse espaço enorme foi transformado na meca das artes contemporâneas de Miami, com 50 galerias, 4 museus, ateliês de artistas, brechós e lojas alternativas, performances, gente interessante e bonita e restaurantes.

Wynwood Walls: os grafites de Wynwood

Em Wynwood o que chama mais atenção são os grafites gigantescos, coloridíssimos, de mais de 5 metros de altura, alguns a perder de vista na largura. Os paredões dos depósitos são pintados pelos maiores grafiteiros do planeta como Shepard Fairey (codinome OBEY), Kenny Scharf, o coletivo Futura, o americano Ron English, etc… O Brasil está super bem representado com os paulistas Os Gêmeos e outro da pauliceia que responde pelo codinome Nunca entre outros 30 feras de renome de todas as partes do mundo que são referência da Street Art internacional. São todos amigos de Tony Goldman, entrepreneur visionário e figura cultuada do cenário cultural e cult de Miami.

Museu a céu aberto com obras dos maiores grafiteiros do mundo

Com seus nomes, codinomes, trabalhando solo ou em coletivos artísticos, essa comunidade jovem multiétnica é muito organizada e tem códigos próprios. Segue a lista desses artistas do Street Art, que se subdivide basicamente em duas tipologias: Grafiteiros, que só trabalham sobre paredes, e os chamados Door Artists que imprimem sua arte em cima de, como o nome diz, portas.

– Graffitti Artists

Aiko / Avaf / B. / The Date Farmers / Faile / Bäst / Futura / How & Nosm / Invader / Jeff Soto / Kenny Scharf / Liqen / Logan Hicks / Nunca / Os Gêmeos / Retna / Roa / Ron English / Ryan Mcginness / Saner & Sego / Shepard Fairey / Stelios Faitakis

– Door Artists

Coco 144 / Gaia / Interesni Kazki / Joe Grillo / Neuzz / P.H.A.S.E. 2 / Vhils

Para pegar o clima de Wynwood, assista esse vídeo bárbaro com obras da maioria dos nomes dos artistas acima:

Wynwood Artwalk

Para quem curte arte contemporânea e Miami, claro, uma dica imperdível: Wynwood Artwalk. No segundo sábado de cada mês, as galerias de Wynwood fazem um grande vernissage geral e o público passeia pelos espaços com guias que trabalham na cena artística local. É divertido e informativo, já fui várias vezes, os galeristas explicam sobre os artistas, os trabalhos. E você vai percebendo que a boa arte contemporânea é muito mais séria do que aparenta ser, que as coisas não são “jogadas” como às vezes parece quando a gente não entende.

Agito

Wynwood é um agito só. Tem DJ’s interessantes por todo lado, fora os trabalhos maravilhosos de um time de artistas de vanguarda verdadeiramente talentosos da vertente contemporânea da Arte Pop e da Street Art. Nada lá convencional. Tem muita alegria e criatividade pairando no ar. A gente sai de lá com outra visão de Miami, uma cidade que ainda vai dar muito o que falar…

Food Trucks

Os food trucks de Miami são um charme, fazem parte do cenário da cidade. Wynwood tem vários desses food trucks, vans metalizadas que vendem comidas deliciosas (as melhores são as cubanas e as amaricanas). Como o lugar é hypado, principalmente a noite, às vezes achar mesa é difícil. Mas se não quiser fazer uma reserva nestes restaurantes badalados e disputados de Wynwood, caia de boca nas vans que vendem lanches maravilhosos!

Wynwood

Localizado ao norte de Downtown, ao sul do Design District, a leste da I-95 e a oeste do Biscayne Boulevard (Miami, FL, USA, 33127).

www.wynwoodartguide.com

Wynwood Art Walk (WAW)

Entre 36St & 20St no trecho entre NE 2nd Ave & NW 6St

Todo 2º sábado do mês

Horário: 19 hàs 23h

www.wynwoodartwalk.com

Restaurante e Bares de Wynwood, Miami

(Este é super hypado, pertence a Tony Goldman, com grafite de Shepard Fairey)

Wynwood Kitchen & Bar

2550 NW 2nd Avenue

Tel: 305 722 8959

www.wynwoodkitchenandbar.com

Joey’s Featured

2506 NW 2nd Avenue

Tel: 305 438 0488

www.joeyswynwood.com

Cafeina Wynwood Lounge

297 Northwest 23rd Street

Tel: 305 438 0792

www.cafeinamiami.com

Três food trucks que também atendem Wynwood, que valem à pena dar uma conferida:

www.bocaditostruck.com

www.burgerbeast.com

www.mscheezious.com

Tony Goldman

www.goldmanproperties.com